Arte1 estreia série de Marcelo Bratke sobre Bach, Mozart, Beethoven e Chopin  

por Redação CONCERTO 03/03/2021

“Música no meu jardim” é o nome da nova série que o canal Arte1 estreia no próximo domingo, dia 7 de março. São quatro programas em que o pianista Marcelo Bratke enfoca a vida e a obra de Bach, Mozart, Beethoven e Chopin. A idealização e direção é do próprio pianista.

“Quando comecei a estudar música e imaginava Bach, Mozart ou Chopin, eu os ‘via’ através do filtro do meu país, o Brasil, com a sua exuberante natureza! Pensar em Beethoven através das cores da natureza brasileira me fez adquirir uma leitura diferente de sua obra, provavelmente distinta da leitura de um músico que cresceu na Alemanha ou na Áustria.” afirma Bratke. “Neste sentido, o meu jardim simbólico é o Brasil!”, acrescenta.

Por terem vivido em períodos diferentes da história da música, os quatro mestres também ilustram os diferentes estilos e técnicas composicionais, fornecendo um panorama da evolução da linguagem musical ocidental dos últimos séculos.

Ambientados no Brasil, os 4 episódios procuram trazer, segundo o material de divulgação, “uma reflexão sobre os ecos deste patrimônio musical pela ‘lente’ dos trópicos com cenas de paisagens brasileiras”, idealizadas e dirigidas pela artista visual Mariannita Luzzati, que também assina a cenografia das cenas internas com suas próprias obras.

Entre as obras apresentadas por Marcelo Bratke, estão:

De Bach: Prelúdio e Fuga em dó menor BWV 847 “O Cravo bem Temperado”; Prelúdio e Fuga em dó maior BWV 846 “O Cravo bem Temperado”; Jesus alegria dos homens BWV 147; Giga da Partita nº 1 em si bemol maior BWV 825e a Ária das “Variações Goldberg” BWV 988.

De Mozart: Sonata em dó maior K 545 (primeiro movimento); Sonata em lá maior K 331 “Alla Turca” (terceiro movimento); Fantasia em ré menor K 397 e Adagio para Glass Harmonica K 356.

De Beethoven: Sonata nº 8 em dó menor op. 13 “Patética” (terceiro movimento); Sonata nº 13 em mi bemol maior op. 27 nº 1 “Quasi una Fantasia” (segundo movimento); e Sonata nº 14 em dó sustenido menor op. 27 nº 2 “Sonata ao Luar” (primeiro movimento).

De Chopin: Prelúdio op 28 nº 1; nº 4 nº 7 nº 18; Mazurca op 28 nº 4 e Berceuse op 57.

A série estreia no domingo, dia 7 de março, às 21h30 e terá reprises durante a semana: terças (12h30); quartas (02h00 e 14h30); quintas (19h00) e sábados (19h30).

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia mais
Notícias
Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de março
Notícias Osesp encerra oficialmente temporada 2020 com Beethoven e Dean
Notícias Filarmônica de Minas Gerais abre temporada com a ‘Quinta’ de Beethoven
Notícias Erika Ribeiro toca Ronaldo Miranda na Sala Cecília Meireles
Notícias Igor Stravinsky é destaque da edição de março da Revista CONCERTO
Colunistas Parabéns, dona Niza!, por João Luiz Sampaio

Pianista Marcelo Bratke (reprodução)
Pianista Marcelo Bratke (reprodução)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.