Estação Motiva Cultural anuncia programação para o segundo semestre

por Redação CONCERTO 04/08/2025

A jornalista e pesquisadora Camila Fresca passa a assinar a curadoria da Estação Motiva Cultural, que acaba de anunciar sua temporada até o final do ano. O espaço foi inaugurado em julho, com plateia para até 543 pessoas sentadas e palco com 160 m2, ambos moduláveis, e é parte do Complexo Cultural Júlio Prestes.

Fresca montou uma agenda dividida em eixos artísticos temáticos, como Palavras na Estação (com leituras dramáticas, poesia e batalha de slam), Cinema na Estação (com a exibição do clássico O cangaceiro), Café na Estação (uma experiência histórico-musical-gastronômica inspirada na Estação Júlio Prestes), Ilumina na Estação (com o projeto da violista norte-americana Jennifer Stumm voltado a jovens músicos), Jazz na Estação (apresentações dedicadas ao gênero) e uma variedade de atrações musicais, como a série Refazendo o disco (resgatando obras do Percorso Ensemble, Francis Hime e Ceumar) e apresentações da cantora Ava Rocha e do pianista Cristian Budu com o percussionista Edmundo Carneiro, entre outros.

A agenda do segundo semestre começa nos dias 5 e 9 de agosto, com a cantora Fabiana Cozza e o violonista João Camarero relembrando vida e obra de Baden Powell, em show inédito que marca os 25 anos de sua despedida. 

Em agosto, há ainda outras três atrações. No dia 16, Grace Gianoukas lê poemas de Caio Fernando Abreu; no dia 24, será apresentado o espetáculo Beethoven – A invasão do humano, escrito por Leonardo Alkmim e com direção de Caetano Vilela e interpretação da atriz Clarice Abujamra; e, no dia 25, Indiana Nomma homenageia grandes divas do jazz, como Sarah Vaughan, Nina Simone e Billie Holiday.

Setembro começa, no dia 14, com espetáculos de músicos do Ilumina Festival, de Bach ao Choro; no dia 21, a pianista Clelia Iruzun toca Chopin e Lorenzo Fernandez; e, nos dias 22 e 30, apresenta-se o Sexteto Aurum.

A primeira atração de outubro, no dia 4, é o Café na Estação. Nos dias 6 e 20, jazz, com o Paula Valente Quarteto. A série Refazendo o Disco tem, no dia 14, o espetáculo Berio+, com o Percorso Ensemble e a soprano Laiana de Oliveira. Nos dias 16 e 17, será exibido o filme O cangaceiro, de Lima Barreto, seguido de uma roda de conversa. Palavras na Estação apresenta, no dia 23, a poeta, atriz e slammer Luiza Romão, com mediação da jornalista Maria Fernanda Rodrigues. E, no dia 29, Ava Rocha faz show do álbum Néktar. 

Novembro começa com apresentação do Ilumina Festival (dia 12). Nos dias 14 e 15, os pianistas Mariana Rodrigues, Érika Ribeiro, Hércules Gomes e Karin Fernandes recriam o álbum Meus Caros Pianistas, de Francis Hime. A Tito Martino Jazz Band é a atração do dia 17 (e também do dia 15 de dezembro). E, no dia 21, acontece a final do Slam das Minas, primeira batalha poética de São Paulo com recorte de gênero.

Em dezembro, nos dias 9 e 10, Ceumar recria no palco o disco Dindinha. No dia 13, o pianista Cristian Budu e o percussionista Edmundo Carneiro tocam Pau-Brasil, disco que vão gravar em novembro, no qual o piano erudito se une à percussão popular em obras de Chiquinha Gonzaga, Camargo Guarnieri e Radamés Gnattali. E, no dia 18, Palavras da Estação recebe o poeta Sérgio Vaz. 

A jornalista Camila Fresca é a nova curadora da Estação Motiva Cultural [Divulgação/Pedro Cardoso]
A jornalista Camila Fresca é a nova curadora da Estação Motiva Cultural [Divulgação/Pedro Cardoso]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.