Theatro Municipal de São Paulo estreia produção de ‘Porgy and Bess’

por Redação CONCERTO 19/09/2025

O compositor George Gershwin se interessou desde cedo pelo jazz e pela música afro-americana, que se tornaria um dos pilares de sustentação de sua obra. Bom exemplo disso é a ópera Porgy and Bess, que narra a história de Porgy, um mendigo que vive em Catfish Row, comunidade pobre fictícia no Sul do Estados Unidos, e tenta resgatar sua amada Bess das garras de Crown, violento e possessivo, e Sportin’Life, um traficante. 

A ópera ganha produção a partir de hoje no Theatro Municipal de São Paulo, com a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Paulistano e o Coro Lírico Municipal que, junto com cantores convidados, formam o Coro Porgy and Bess, todos sob regência do maestro Roberto Minczuk. 

A direção cênica é da premiada atriz e dramaturga Grace Passô, que traz elementos do contexto cultural e das comunidades das periferias brasileiras para a cena.

“O momento em que o Gershwin criou essa ópera, era um momento muito importante da música mundial por conta do impacto do Jazz e de como essa cultura lidava com as tensões raciais. Fazemos aqui o exercício de pensar o que está acontecendo no Brasil de hoje, através desta versão que imagina paralelos contemporâneos com a trama original escrita nos anos 1930”, explica Grace Passô.

A concepção cenográfica é assinada por Marcelino Melo, conhecido como Quebradinha, artista plástico, cenógrafo e figurinista cuja obra transita entre a arte popular e o imaginário afro-brasileiro. Seu trabalho conhecido pelas detalhadas miniaturas de favelas, que recriam com precisão poética becos, casas e paisagens urbanas brasileiras, transformando memória e vivência em arte. Essas obras, já expostas em galerias e projetos culturais no Brasil e no exterior, revelam um olhar sensível sobre a vida nas periferias e a resistência das comunidades.

No elenco, estão cantores como Luiz Ottavio-Faria (Porgy); Latonia Moore e Marly Montoni (Bess); Bongani Kubheka e Davi Marcondes (Crown); Jean William e Carlos Eduardo Santos (Sportin’ Life); Betty Garcés e Núbia Eunice (Clara); Juliana Taino e Zuzu Belmonte (Serena); Edineia Oliveira e Edna D’Oliveira (Maria); Michel de Souza (Jake); Mar Oliveira (Robbins); e Mere Oliveira (Annie).

As récitas acontecem nos dias 19, 20, 21, 23, 24, 26 e 27 de setembro. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Latonia Moore e Luiz Ottavio Faria em cena da produção [Divulgação/Rafael Salvador]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.