Festival de Música Erudita do Espírito Santo é destaque da edição de novembro da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 30/10/2025

Edição em breve estará na casa dos assinantes; edição digital já está disponível

O Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que realiza este mês sua 13ª edição e estreia a ópera A profissão da senhora Warren, é o destaque da edição de novembro da Revista CONCERTO. A obra é assinada pelo Núcleo de Criação do festival, com música do compositor Mauricio De Bonis e libreto de Livia Sabag, Gabriel Rhein-Schirato e Eliane Coelho, soprano que também protagoniza o espetáculo. 

“O que tem feito desse festival cada vez mais uma referência na cena nacional tem a ver com uma percepção que abrange atividades que se estendem ao longo do ano – e não apenas na preparação dos programas, mas na forma de oficinas para a formação de técnicos do setor, do Ópera-cional; do Vitória Ópera Estúdio (VOE), de formação artística; e do Concurso Natércia Lopes, o único no Brasil que não estabelece limite de idade para os cantores”, escreve Luciana Medeiros. 

“Além disso, o festival tem investido na criação de novas óperas, apostando em um processo colaborativo de trabalho, que já rendeu obras como Contos de Julia e Clitemnestra e, neste ano, a estreia da adaptação da peça A profissão da senhora Warren, do irlandês George Bernard Shaw.”

Na seção Em Conversa, Irineu Franco Perpetuo entrevista o maestro Leonardo García-Alarcón, que rege no Theatro Municipal de São Paulo o espetáculo Les indes galantes, de Rameau, estreado na Ópera de Paris.

“O conceito é um conceito lumínico, ou seja, há um grande olho no centro que provoca as diferentes luzes de todo o espetáculo. Às vezes é um olho que observa, às vezes é o destino, às vezes é o sol inca, às vezes gera as luzes de toda a orquestra e do coro; ou seja, vai gerando um cenário através da luz. E claro que aquilo que Bintou Dembélé propôs com suas danças urbanas é poder encontrar a pulsão do barroco na atualidade, e isso é o que queremos compartilhar”, diz o maestro.

Em Acontece, Ana Cursino Guariglia escreve sobre a nova edição da Bienal de Música Contemporânea Brasileira, que completa 50 anos em 2025. 

“Dois critérios foram definidos para nortear a seleção das obras, no intuito de afunilar a curadoria. Em primeiro lugar, foram escolhidas apenas peças de compositores vivos, mantendo o escopo principal da Bienal, que é difundir a música contemporânea. O segundo critério tem a ver com a frequência desses compositores e dessas compositoras na programação das bienais anteriores”, explica ela em conversa com o maestro e compositor André Cardoso, coordenador desta edição.

O maestro Anderson Alves tem despontado como nome da nova geração de regentes brasileiros e, este mês, rege concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Amanda Queirós conversou com ele sobre sua trajetória. “Costumo dizer que a música me escolheu. E quando isso acontece é difícil dizer não”, brinca o maestro.

A nova edição da CONCERTO apresenta ainda as novas temporadas 2026 da Osesp, da Filarmônica de Minas Gerais, da Tucca e do Cultura Artística, oferecendo um panorama de como será o próximo ano musical.

A Revista CONCERTO de novembro traz também as principais notícias do mundo musical e os artigos dos colunistas Júlio Medaglia (sobre o programa Prelúdio), Camila Fresca (que conversou com a professora Graziela Bortz sobre a criação do Centro Interdisciplinar para o Desenvolvimento da Pesquisa em Música), João Marcos Coelho (sobre Scriabin e Stravinsky) e Jorge Coli (sobre a amplificação de óperas). 

Na nova edição, você também encontra o Roteiro Musical ilustrado com a programação clássica das principais cidades do país. Não perca, ainda, a seleção dos principais lançamentos de CDs do mês.

A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Revista CONCERTO NOvembro 2025

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.