Hugo Pilger e Ney Fialkow lançam disco dedicado a Claudio Santoro em evento pela internet

por Redação CONCERTO 26/06/2020

O violoncelista Hugo Pilger e o pianista Ney Fialkow lançam neste domingo, dia 28, em um evento transmitido pelo YouTube, o disco que gravaram dedicado à obra para violoncelo do compositor Claudio Santoro. A transmissão, ao vivo, começa às 17 horas e poderá ser acompanhado ao vivo (clique aqui).

O disco traz sete peças, que percorrem diferentes momentos criativos de Santoro. Delas, apenas três haviam sido gravadas anteriormente. Um dos destaques é a Sonata nº 4

“Recebi de um amigo comum o recado de Sonia Santoro, filha de Claudio, sugerindo que eu gravasse as peças do pai para piano e violoncelo. Abracei a ideia com Ney Fialkow, com quem já vinha tocando em trio e duo desde 2006. Bancamos o trabalho, com apoio de Carlos de Andrade, o Carlão, do estúdio Visom Digital, no Rio de Janeiro, e a ajuda inestimável de Alessandro Santoro na parte musical, com o profundo conhecimento que ele tem da obra do pai. Levantamos o repertório do zero. Foi uma imersão total, uma experiência memorável e, acredito, uma contribuição de peso. Posso garantir que 95% dos cellistas não conhecem as peças extraordinárias de Santoro – da espetacular Sonata n° 4, por exemplo, recebemos o manuscrito, que tratamos de editorar. Como foi interessante ver aquele manuscrito, perceber a verdadeira tempestade cerebral que era o processo de criação”, contou Pilger em entrevista publicada na edição de junho da Revista CONCERTO.

 

Comentando o disco em coluna no Site CONCERTO, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo definiu Pilger como “um camaleão do violoncelo, que encarna com igual naturalidade as diversas facetas da personalidade musical proteica de Santoro”. “Ele tem em Fialkow um parceiro de igual destreza técnica e comprometimento interpretativo, em um álbum vigoroso, que, em um momento de tão impensáveis dificuldades, serve para reafirmar a fé no Brasil através do meio mais direto e efetivo – as inquestionáveis virtudes de sua cultura, de sua arte – de sua música”, escreveu.

O CD Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano está disponível na Loja CLÁSSICOS; clique aqui.

Leia mais
Revista CONCERTO
Texturas sonoras: uma entrevista com Hugo Pilger, por Luciana Medeiros
Crítica Hugo Pilger revela o violoncelo de Claudio Santoro, por Irineu Franco Perpetuo

Hugo Pilger e Ney Fialkow [Divulgação / Léo Aversa]
Ney Fialkow e Hugo Pilger [Divulgação / Léo Aversa]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.