Maria Pia Piscitelli canta cenas da Trilogia Tudor, de Donizetti

por Redação CONCERTO 23/08/2019

Gaetano Donizetti não imaginou as óperas Anna Bolenna, Maria Stuarda e Roberto Devereux como uma trilogia. Mas elas acabaram sendo batizadas, dois séculos depois, de Trilogia Tudor – com três grandes rainhas como protagonistas, personagens fortes capazes de atrair intérpretes como Maria Callas e mais recentemente Sandra Radvanovsky e Maria Pia Piscitelli, que neste domingo, dia 25, faz concerto com as cenas finais das óperas no Theatro São Pedro.

Piscitelli já realizou esse repertório em teatros como o Scala de Milão, o Real de Madri e a Ópera de Viena. Em São Paulo, será acompanhada pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Santo André e o maestro Abel Rocha. O concerto integra uma série idealizada por Paulo Ésper, da Cia. Ópera São Paulo, intitulada Ópera Italiana, que tem como objetivo não apenas a realização de concertos, mas o investimento na formação de jovens cantores brasileiros, que vão participar da apresentação ao lado de Piscitelli. 

“Donizetti é o máximo representante do bel canto”, diz a soprano em entrevista ao Site CONCERTO. “Sua escrita para a voz é antes de mais nada teatral, a serviço do drama. Donizetti escrevia para uma soprano dramática de agilidade. Mas a coloratura nunca era um fim em si mesma, era uma coloratura dramática, que tinha sentido dentro do trama.”

A soprano refere-se a Maria Stuarda, Anna Bolenna e Elizabeth I como grandes personagens. Mas não esconde sua preferência. “Elizabeth é um personagem muito moderno, uma mulher que sacrifica sua vida privada pelo dever de Estado. Eu me sinto particularmente atraída pela personagem histórica”, afirma.

Piscitelli também vai apresentar a Trilogia Tudor no Rio de Janeiro, no dia 31, no Theatro Municipal, com a orquestra regida pelo maestro Ira Levin.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Theatro Municipal do Rio de Janeiro anuncia programação e confirma Ira Levin como maestro
Entrevista André Heller-Lopes: “Precisamos dar um basta nessa história de decadência do Municipal”, por Nelson Rubens Kunze
Entrevista “Não pareço um cantor de ópera, pareço?", diz Michael Fabiano
Notícias Sinfônica de Porto Alegre apresenta “Orfeu e Eurídice”, de Gluck
Notícias Coro Lírico Municipal de São Paulo celebra 80 anos

Maria Pia Piscitelli em ensaio com Orquestra Sinfônica de Santo André [Divulgação / Paulo Esper]
Maria Pia Piscitelli em ensaio com Orquestra Sinfônica de Santo André [Divulgação / Paulo Esper]

 

Curtir