Orquestra Experimental de Repertório faz concerto inspirado na física quântica

por Redação CONCERTO 17/05/2025

A Orquestra Experimental de Repertório apresenta no domingo, no Theatro Municipal de São Paulo, o programa Ouvir as cores: 100 anos de física quântica. Com regência de Leonardo Labrada, o grupo interpreta obras de Clarice Assad, Flô Menezes e Richard Strauss.

O concerto foi pensado “como um cruzamento sinestésico em três cenas de propostas estéticas distintas, todos conectados pela ideia das cores do som: um tríptico”, explica a direção do teatro.  O ano de 2025 foi eleito pela UNESCO como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica, que estuda os fenômenos microscópicos das dimensões dos átomos, moléculas e partículas subatômicas, como os elétrons, prótons e nêutrons.

De Flo Menezes, será apresentada Crase, para grande orquestra e eletrônica. De Clarice Assad, Raízes. E, de Strauss, Also Sprach Zarathustra.

Prepare-se

No início de julho, o Theatro São Pedro estreia a ópera Oposicantos, encomendada pelo teatro a Flo Menezes, que a define como “O_per_A-Lieder, teatro musical ou ação musical multimídia”.

Trata-se, segundo o autor, de “grande ciclo ininterrupto de Situações (termo pelo qual caracterizo segmentos formais de diversas obras assentadas sobre a ação cênica), ou seja, em um único Ato, para vozes solistas, coro, 2 pianos (sendo um Disklavier, sem pianista), vasta percussão (preponderantemente metálica; 5 percussionistas), orquestra e eletrônica (em tempo real e em tempo diferido, com difusão octofônica)”.

As récitas acontecem nos dias dias 1º, 3, 4, 6 e 8 de julho, com regência de Eduardo Leandro e direção cênica de Alexandre Dal Farra. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Notícias 
Morre, aos 100 anos, a soprano Maria Lúcia Godoy
Notícias Ópera ‘Matraga’, de Rufo Herrera, volta ao palco do Palácio das Artes
Dança em Diálogo O poder da iluminação na dança
Crítica Maxim Vengerov no Cultura Artística: o assombro se mantém, por Irineu Franco Perpetuo


Leonardo Labrada rege a Orquestra Experimental de Repertório [Divulgação/Rafael Salvador]
Leonardo Labrada rege a Orquestra Experimental de Repertório [Divulgação/Rafael Salvador]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.