Orquestra Experimental de Repertório interpreta Berlioz

por Redação CONCERTO 22/08/2019

A Orquestra Experimental de Repertório faz concerto neste domingo, dia 25, dedicado ao compositor Hector Berlioz, com a abertura Rei Lear e a Sinfonia fantástica, obra que reinventou o formato sinfônico nas primeiras décadas do século XIX. A regência é de Jamil Maluf.

Berlioz é figura-chave da música do romantismo musical. Suas obras misturaram gêneros e desafiaram concepções então arraigadas. “Contemporâneo a compositores alemães que criavam um romantismo específico e tendo rapidamente ganhado o mundo, Berlioz, poderoso feiticeiro invocador da grande orquestra, impunha uma concepção romântica épica francesa – como foi épico Hugo. Sem ele, Richard Wagner – e tantos outros – não existiriam ou, pelo menos, não da mesma maneira”, escreveu o historiador Jorge Coli em sua coluna na Revista CONCERTO de junho deste ano.

Em 2019, o mundo musical relembra os 150 anos de morte do compositor. E o concerto da Experimental de Repertório leva ao palco uma de suas obras mais célebres, a Sinfonia fantástica.

A peça evoca a história de um jovem artista que, obcecado por uma mulher, mata-a em meio a um delírio de ópio, é condenado à morte por isso e é arrastado para o inferno em um sabbat de feiticeiras. A narrativa está relacionada à própria biografia do compositor e sua paixão, aos 26 anos, pela atriz Harriet Smithson, que conheceu ao assistir a uma interpretação do Hamlet, de Shakespeare.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Acervo CONCERTO
A vida de Hector Berlioz
Acervo CONCERTO A ‘Sinfonia fantástica’, de Hector Berlioz
Entrevista Tenor Michael Fabiano canta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Revista CONCERTO A juventude de Berlioz, por Jorge Coli
Notícias Coro Lírico Municipal de São Paulo celebra 80 anos
Notícias Sinfônica de Porto Alegre apresenta ópera 'Orfeu e Eurídice', de Gluck

Caricatura de Berlioz por Étienne Carjat [Reprodução]
Caricatura de Berlioz por Étienne Carjat [Reprodução]

 

Curtir