Orquestra Jovem do Estado anuncia temporada 2026 na Sala São Paulo 

por Redação CONCERTO 29/12/2025

Programação reúne nove concertos entre março e dezembro, com repertório que articula tradição sinfônica, criação contemporânea e formação de jovens músicos 

A Orquestra Jovem do Estado, grupo mantido pela Emesp e gerido pela Santa Marcelina Cultura, divulgou a programação de sua temporada 2026 na Sala São Paulo, que contará com nove concertos entre os meses de março e dezembro. Sob a direção musical de Cláudio Cruz, a temporada propõe um diálogo entre memória e invenção, reunindo obras centrais do repertório sinfônico internacional além de composições de autoras e autores menos ouvidos 

Para Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, a curadoria reflete a diversidade da criação sinfônica: “Obras de Beach, Mahler, Ginastera, Shostakovich, Grieg e Strauss dialogam com composições de Clarice Assad, Rodrigo Lima, Cecilia Damström, Florence Price, Grazyna Bacewicz e Olivier Toni, entre outros nomes que ampliam e diversificam nossa escuta”.  

A temporada se inicia em 8 de março, com Cláudio Cruz na regência e participação da pianista Lígia Moreno, em programa que inclui o Concerto para piano, de Amy Beach, e a Primeira Sinfonia de Mahler. Em abril, a maestra argentina Natália Salinas rege um programa com obras de Rodrigo Lima, Ginastera e a Sinfonia nº 12 de Shostakovich. Um dos destaques do ano será o concerto de 31 de maio, dedicado ao centenário de Olivier Toni, com a execução de três obras do compositor brasileiro, além da Sinfonia nº 3 de Brahms. 

Outros momentos relevantes incluem um programa inteiramente dedicado a compositoras, em junho, sob regência de Priscila Bomfim; o concerto Jovens Solistas, em setembro; uma apresentação voltada ao público infantil e juvenil, em outubro, com trilhas de animações, videogames e cultura pop; e a interpretação do Ein deutsches Requiem, de Brahms, em novembro, com a participação do Coral Jovem do Estado. A temporada se encerra em dezembro com o concerto do 15º Prêmio Ernani de Almeida Machado e excertos de Madama Butterfly, de Puccini. 

Todos os concertos acontecem na Sala São Paulo, com ingressos a preços populares, e terão transmissão gratuita ao vivo pelo canal da Emesp Tom Jobim no YouTube. 


Leia também
Notícias 
Teatro Baccarelli vence Grande Prêmio CONCERTO 2025 na votação do público
Notícias Orquestra Jovem do Estado anuncia temporada 2026 na Sala São Paulo 
Notícias Sinfônica da Universidade de Londrina lança temporada com novas séries de concertos
Crítica Tamar Sagiv e um violoncelo que assume as dores do mundo, por João Marcos Coelho


Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo [Divulgação/Heloisa Bortz]
Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo [Divulgação/Heloisa Bortz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.