Na Quinta-feira, dia 7, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o Coro da Osesp e o Coro Acadêmico da Osesp apresentam o concerto Entre os Orixás de Almeida Prado e o louvor de Mendelssohn. Sob regência de Thierry Fischer, e com a participação das sopranos Jone Martínez e Anna Carolina Moura e do tenor Robert Lewis, a Orquestra apresenta a Sinfonia nº 2 de Mendelssohn e a Sinfonia dos Orixás de Almeida Prado. O programa se repete na sexta, 8, e no sábado, 9.
A Osesp segue a apresentação do ciclo completo das sinfonias de Mendelssohn com a Sinfonia nº 2. Estreada em 1840, a peça foi encomendada ao compositor em comemoração aos 400 anos da Prensa de Gutenberg, que possibilitou a disseminação dos textos bíblicos e motivou a Reforma Protestante na Alemanha. Mendelssohn, então, inspirado pela Nona sinfonia de Beethoven, criou a cantata sinfônica apelidada de Hino de Louvor.
A obra reúne 3 movimentos instrumentais seguidos por uma cantata de 9 movimentos. Os textos são retirados da bíblia e celebram o progresso da humanidade e a disseminação da religião decorrentes da criação da imprensa. O trombone aparece ao longo de toda a obra e é o responsável por ligar as seções instrumental e vocal da sinfonia.
Outro destaque do concerto é a Sinfonia dos Orixás de Almeida Prado. Estreada em 1987, a obra de 17 partes une cantos de orixás do candomblé a representações cristãs. Para representar a religião de matriz africana, a orquestra incorpora instrumentos de percussão tradicionais como o atabaque, o agogô, o afoxé e o reco-reco.
Veja mais detalhes do Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Obra de Mendelssohn é destaque da edição de maio da Revista CONCERTO
Notícias Compositor brasileiro Rafael Marino Arcaro é finalista do 80º Concurso de Genebra
Notícias Americantiga lança ‘Réquiem’ de Mozart baseado em partitura portuguesa histórica
Notícias Filarmônica de Berlim anuncia temporada 2026/27 com residência de Brett Dean e turnê pela América do Sul
Notícias Grupo Anima comemora 35 anos com ‘Na pancada desvairada’
Notícias Evandro Matté é o novo regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Campinas
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.