Programação da semana tem óperas Porgy and Bess, em São Paulo, e O elixir do amor, em Porto Alegre; Arnaldo Cohen com a Filarmônica de Minas Gerais; Festival Chopin, com Ingrid Uemura e Rafael Cesário; e Réquiem de Fauré em Porto Alegre e em São Paulo.
Segunda-feira, dia 15
A Semana de Música Antiga da USP tem início no Teatro Cultura Artística. Serão quatro recitais ao longo da semana, também nos dias 16, 17 e 19, com obras de autores como Downland, Finger, Matthew Locke, Purcell e John Playford.
No Rio de Janeiro, começa nesta segunda a XXI Semana do Cravo, coordenada por Marcelo Fagerlande, Mayra Pereira e Maria Aida Barroso. A programação de concertos e de debates acontece em palcos como a Escola de Música da UFRJ.
Quinta-feira, dia 18
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o Coro da Osesp apresentam o Magnificat, de Manoel Dias de Oliveira, o Concerto fúnebre, de Karl Amadeus Hartmann, e a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky. A regência é do diretor musical Thierry Fischer.
O maestro e compositor Carlos Moreno lança na Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras o disco em que 51 intérpretes executam sua obra instrumental. O lançamento terá recital com alguns dos participantes do álbum, como o Quarteto Ensaio de Naipe e o Quinteto BrassUka.
Na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo faz recital ao lado de seu ex-integrante, o violoncelista Roberto Suetholz. O programa tem como destaque o Quinteto Op. 163 de Franz Schubert.
Pela série de concertos internacionais da Tucca, o Richard Bona Trio faz apresentação de jazz na Estação Motiva Cultural, novo espaço multiuso localizado na Estação Julio Prestes, ao lado da Sala São Paulo.
Em Belo Horizonte, a Orquestra Ouro Preto dá continuidade à turnê nacional da ópera Hilda Furacão, de Tim Rescala, baseada no livro de Roberto Drummond. O espetáculo será encenado no Palácio das Artes na quinta e na sexta, dia 19.
Também na capital mineira, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais recebe o pianista Arnaldo Cohen, que será o solista no Concerto para piano nº 5 de Beethoven. Sob regência de Fabio Mechetti, o grupo toca ainda A sagração da primavera, de Stravinsky.
Sexta-feira, dia 19
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebe como convidado o maestro e violinista Emmanuele Baldini, spalla da Osesp, para um programa com obras de Vivaldi, Bach e o Réquiem de Fauré, com a soprano Raquel Fortes e o barítono Daniel Germano.
O Réquiem de Fauré é atração também da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo, em apresentação com o Coral Paulistano. A obra ganhou uma leitura com a participação de bailarinos, em concepção cênica de Aline Santini. Regência de Neil Thomson.
A violinista Tania Camargo Guarnieri e o pianista Max Barros abrem a Semana Camargo Guarnieri com recital no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária da USP. O programa tem obras do autor, de Lili Boulanger e de Ravel.
No Theatro Municipal de São Paulo, estreia uma nova produção da ópera Porgy and Bess, de Gershwin, assinada pela diretora Grace Passô e o maestro Roberto Minczuk. O baixo Luiz Otavio Faria e a soprano Latonia Moore interpretam os papéis-título.
![Latonia Moore, Marly Montoni e Luiz Ottavio Faria [Divulgação/Rafael Salvador]](/sites/default/files/inline-images/w-porgy_rafael_salvador.jpg)
Sábado, dia 20
A Orquestra Sinfônica da USP vai à Sala São Paulo para concerto com obras de Camargo Guarnieri, regidas pelo maestro Tobias Volkmann. A apresentação também celebra os 30 anos de publicação ininterrupta da Revista CONCERTO.
Na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira faz concertos no sábado e no domingo sob regência do maestro Marcelo Lehninger. O programa tem a Abertura festiva de Shostakovich e Uma vida de herói, de Richard Strauss.
Em Porto Alegre, a Companhia de Ópera do Rio Grande do sul estreia uma nova montagem da ópera O elixir do amor, de Donizetti, para celebrar os 150 anos da imigração italiana. A direção musical é de Evandro Matté e a direção cênica, de Henrique Cambraia.
Na Estação Motiva Cultural, pela programação do Festival Chopin, a pianista Ingrid Uemura se junta ao violoncelista Rafael Cesário para um recital no qual serão apresentadas obras como a Klavierstücke, de Schubert, e a Balada nº 4 e a Sonata para violoncelo e piano de Chopin.
Domingo, dia 21
O maestro Ira Levin comanda a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. O repertório é formado por O aprendiz de feiticeiro, de Dukas, o Quinteto para piano e quarteto de cordas, em transcrição para orquestra de Levin, e Festival romano, de Respighi.
Na Estação Motiva Cultural, a pianista Clelia Iruzun faz recital em que vai interpretar obras de Chopin e Lorenzo Fernandez. A apresentação marca o lançamento do disco com peças para piano do compositor brasileiro, lançado pelo selo Naxos.
Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.