Morreu em São Paulo, aos 90 anos, o violinista Natan Schwartzman, um dos maiores e mais importantes músicos de sua geração.
Nascido em Niteroi em 1930, Natan iniciou os seus estudos musicais no Brasil, já cedo demostrando imenso talento. Adolescente, estudou com a eminente professora Paulina d’Ambrósio na antiga Escola Nacional de Música (hoje Escola de Música de UFRJ), no Rio de Janeiro. Em 1947, aos 17 anos, transferiu-se para Nova York onde se formou na Juilliard School com o mestre Ivan Galamian. Mais tarde, com uma bolsa do governo britânico, foi para Londres aperfeiçoar-se com Max Rostal, o grande professor da escola franco-belga de violino. “Sou o único brasileiro que estudou com as duas maiores sumidades como professores do mundo: Ivan Galamian e Max Rostal”, Natan contou a jornalista Camila Fresca em texto para a Revista CONCERTO, em setembro de 2005.
Aos 23 anos, em 1953, já de volta ao Brasil, venceu o concurso para ser o primeiro spalla da Osesp, então recém-criada.
Natan Schwartzman trilhou uma das mais exitosas carreiras musicais de seu tempo, com apresentações como solista nos Estados Unidos, na Europa e com as principais orquestras do Brasil. O músico também desenvolveu relevante carreira pedagógica. Foi o primeiro professor de violino da UNB e durante 23 anos deu aulas da Unicamp.
Gravou vários LPs, dentre os quais se destaca o “Recital de peças brasileiras”, em que é acompanhado pelo pianista Fritz Jank, lançado em 1964, e que traz obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e José Siqueira, entre outros. Em 2005, já afastado da vida musical, Natan Schwartzman lançou o livro “Uma vida de arcadas e dedilhados”, com ensinamentos práticos para o estudo do violino.
[Clique aqui para ler o texto de Camila Fresca sobre Natan Schwartzman, publicado no Site CONCERTO em 2005.]
Leia mais
Notícias Osesp lança temporada 2021
Notícias Theatro Municipal de São Paulo lança agenda até abril de 2021
Notícias Prêmio CONCERTO 2020 apresenta finalistas; leitores podem votar pelo Site CONCERTO
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.