Diretor de ópera da Alemanha ministra curso em São Paulo 

por Redação CONCERTO 10/10/2025

Programação será em fins de outubro e tratará de aspectos institucionais e práticos da vida teatral na Alemanha

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, São Paulo receberá o diretor de ópera Martin G. Berger, que atua regularmente em teatros da Alemanha, Suíça e Áustria. O artista vem ao Brasil para ministrar um curso de curta duração voltado a estudantes e profissionais interessados em compreender melhor o funcionamento do sistema operístico alemão. 

O programa terá como foco aspectos institucionais e práticos da vida teatral na Alemanha, como a organização interna dos teatros, formas de financiamento, dinâmica de trabalho entre equipes criativas e espaço para o repertório contemporâneo. Além da dimensão formativa, a visita de Berger tem também caráter estratégico: ele vem ao Brasil com a missão de conhecer a cena local, identificar talentos e modos de produção que possam dialogar com a realidade europeia. 

“Há casas de ópera na Alemanha que vêm, como princípio artístico, programando repertórios não europeus”, comenta Bruno Pereira, responsável pela realização do curso em São Paulo, promovido pela Mercado em Concerto com apoio do Studio PANaroma da Unesp. “A presença de Martin tem a finalidade de reduzir assimetrias e ampliar oportunidades para o repertório e os profissionais brasileiros na Europa.” 

Em sua mais recente produção, Berger dirigiu a estreia mundial da ópera Der rote Wal (A baleia vermelha), na Staatsoper Stuttgart, em junho de 2025, descrita como uma fusão de rap, musical e grande ópera inspirada no mito associado ao grupo RAF (Fração do Exército Vermelho). Ele já assinou encenações em instituições como Deutsche Oper Berlin, Volksoper Wien, Theater an der Wien, Aalto-Theater Essen e Staatstheater Kassel, entre muitas outras. 

“De fora, a cena alemã pode parecer exuberante e sem problemas, mas meu objetivo é mostrar os desafios que enfrentamos e, ao mesmo tempo, conhecer a realidade brasileira”, afirma Berger. 

Clique aqui para mais informações.

O diretor alemão Martin G. Berger, que ministrará curso em São Paulo (divulgação, Essen)
O diretor alemão Martin G. Berger, que ministrará curso em São Paulo (divulgação, Essen)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.