Em nova ópera, Kaija Saariaho aborda assassinato em escola

por Redação CONCERTO 11/07/2021

O Festival de Aix-en-Provence promoveu na última semana a estreia da nova ópera da compositora finlandesa Kaija Saariaho, Innocence

Com libreto de Sofi Oksanen, a obra aborda um ficcional tiroteio em uma escola de Helsinki – e alterna entre a lembrança de sobreviventes do massacre e um jantar em uma festa de casamento, realizada dez anos depois, que reúne 13 pessoas.

O espetáculo pode ser visto aqui.

“Não me interessava pensar a questão da culpa”, explicou a compositora ao jornal Le Figaro. “Eu imaginei um evento dramático experimentado pelos personagens e que o espectador não conhece no início da ópera. É como um thriller, no qual não compreendemos de cara as situações e conexões, que se constroem pouco a pouco, como em um quebra-cabeças.”

Saariaho define a obra como um afresco. “Não sei como ou por que, mas minha mente voltava a todo instante à Última ceia de Leonardo Da Vinci. Eu ficava pensando como aquelas treze pessoas tinham suas próprias histórias e motivações, e como cada um de nós experimenta cada momento de uma forma diferente. Todos nós prestamos atenção a detalhes diferentes. Isso se tornou uma ideia fixa para mim.”

Em entrevista ao jornal The New York Times, a maestra Susanna Mälkki, responsável pela direção musical do espetáculo, definiu a ópera como “uma obra que realmente nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos”. “Estes são temas grandiosos, que unem todas esses destinos e mostram como precisamos viver juntos em reconciliação. E essa coexistência está presente na música.”

Para o crítico Zachary Woolfe, do The New York Times, a música carrega um tom “sombrio e profundo”. “Nós o sentimos ao longo dos cem minutos de música, à medida em que conhecemos intimamente uma tragédia e suas reverberações. Grandiosa e ainda assim intimista, um thriller que também é meditação, Innocence é a mais poderosa obra escrita por Saariaho em uma carreira que já conta cinco décadas.”

A obra havia sido programada para o ano passado, mas acabou adiada por conta da pandemia. Depois da estreia na França, Innocence será produzida nos próximos meses em Helsinki, Amsterdã, Londres, São Francisco e Nova York. 

Leia também
Notícias
Pesquisa: apenas 5% das peças apresentadas em todo o mundo foram escritas por mulheres
Notícias Prepare-se: vinte e três concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Notícias Duo Siqueira Lima celebra aniversário com aula e concerto
Notícias Arthur Barbosa estreia ópera no Theatro São Pedro de Porto Alegre

Cena de 'Innocence' [Divulgação/Jean-Louis Fernandez/Festival d'Aix-en-Provence]
Cena de 'Innocence' [Divulgação/Jean-Louis Fernandez/Festival d'Aix-en-Provence]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.