A estreia mundial de duas obras abre hoje, dia 4, a programação do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que completa dez anos.
O espetáculo, no Sesc Glória, começa com a primeira audição do ciclo de canções O tempo e o mar, de Marcus Siqueira, a partir de poemas de Geraldo Carneiro, que será interpretado pela soprano Eliane Coelho.
E é Carneiro que assina o libreto da ópera A procura da flor, de André Mehmari, que será apresentada em seguida. A obra é baseada em Esaú e Jacó, de Machado de Assis, terá direção cênica de Livia Sabag e direção musical de Gabriel Rhein-Schirato, à frente da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.
Participam os cantores Daniel Umbelino, Johnny França, Isabella Luchi, Luciana Bueno, Natércia Lopes, Sávio Sperandio e Sylvia Klein. O espetáculo terá transmissão ao vivo pela internet (veja aqui).
A programação do festival vai até o dia 26 e tem ainda um recital de canções de música francesa com a soprano Masami Ganev, apresentações do Quarteto Bratya e da Orquestra Jovem Vale Música, além da realização de um concerto com os vencedores do Concurso de Canto Natércia Lopes.
O repertório, como tem acontecido nos últimos anos, dá especial atenção à música do século XX e do século XXI, abrindo espaço tanto a compositores como a compositoras.
O festival realiza ainda uma série de intervenções artísticas na cidade de Vitória.
Nos últimos anos, o festival consolidou-se como um dos mais importantes eventos do calendário musical brasileiro. A programação passou a ter como foco o repertório do século XX e XXI, destacando a música brasileira, latino-americana e portuguesa, além de resgatar obras de compositoras de diferentes gerações.
A direção geral é de Tarcísio Santório e Natércia Lopes, da Companhia de Ópera do Espírito Santo. Livia Sabag assina a direção artística e integra o núcleo de curadoria ao lado dos maestros Gabriel Rhein Schirato e Helder Trefzger, do pianista Fabio Bezuti e da musicóloga e pesquisadora Guilhermina Lopes.
“Há um entendimento de que a relação do público com o festival não pode ser apenas de uma mostra, de um conjunto de apresentações. Queríamos provocar um tipo de engajamento diferente a partir dessas temáticas, criando linhas de programação, encadeamentos de ideias que abram sentidos na relação com as apresentações. O tema, então, procura estabelecer a ponte com o momento em que vivemos. Em 2020, trabalhamos a questão das fronteiras; em 2021, o olhar para o outro. E estruturalmente continuamos no mesmo fluxo, estabelecendo também pontos de contato com as programações passadas. Envolver novos mais públicos exige pensar em novas formas de transmitir o que fazemos”, explica Livia.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Entrevista Jonathan Fournel: "Brahms tem um lugar muito importante em meu coração", por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Osesp renova até o final de 2027 o contrato do maestro Thierry Fischer
Notícias Coleção Música do Brasil é destaque da edição de novembro da Revista CONCERTO
Notícias Orquestra Ouro Preto estreia ópera de Tim Rescala baseada em Ariano Suassuna
Opinião Vale a pena seguir tudo que o mestre mandar?, por João Marcos Coelho
![O poeta Geraldo Carneiro [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-Geraldo_Carneiro.jpg) 
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

 
     
 
![Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação] Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-osesp_fischer_0_0_0.jpg?itok=aRWj1FY4) 
![Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador] Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-142_Rafael%20Salvador_CR5_0110.jpg?itok=9nSQSOaC) 
![O maestro Ira Levin [Divulgação] O maestro Ira Levin [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-ira_levin_0.jpg?itok=oyMgQ4Fy) 
![A compositora Michelle Agnes [Divulgação] A compositora Michelle Agnes [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-michelle_agnes_0.jpg?itok=M7cpuaC8) 
![Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto] Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/yerma_Auditorio%20de%20Tenerife_Miguel%20Barreto.jpg?h=0003df9a&itok=kuN8DCx9) 
![O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com] O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-marco_padilha_carlos_bassan.jpg?itok=gHyhiHPH) 
![A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação] A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-Garanca_c_HolgerHage.jpg?itok=YgIYXBcG) 
![Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação] Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-FABIO_MARTINO_OSESP%20%281%29.jpg?itok=0HL92UQe) 
 
 
 
 
 
 
        
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.