O cinema e a ópera em mostra que discute influências e contribuições das duas manifestações artísticas

por Redação CONCERTO 02/11/2020

São 14 filmes, com quatro das sessões comentadas pelo curador João Luiz Sampaio, e inclui a inédita montagem de Lo Schiavo, de Carlos Gomes, na Itália

O casamento de cinema e ópera é fascinante. Ao reunir numa obra visual e sonora diversas contribuições artísticas, tanto uma como a outra são criações capazes de arrebatar o público de maneira passional. Ali estão dramaturgia, artes visuais, música orquestral, coral, solos heroicos, numa gestalt da concepção e da performance. A Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado faz, de 3 a 22 de novembro, a mostra Cinema e Ópera: Diálogos, que reuniu filmes baseados em óperas, óperas filmadas, filmes em que a ópera é referência fundamental. 

O curador da mostra é João Luiz Sampaio, crítico, jornalista, escritor, editor executivo da Revista CONCERTO. Esse último vídeo da série de entrevistas sobre a iniciativa da Fundação mineira, nos seus cinquenta anos de atividades, traz uma conversa com Sampaio em que ele fala da influência da ópera sobre o cinema e vice-versa. Tudo gratuito, claro.

O programa tem comentários do curador em quatro das exibições. São nove óperas filmadas, incluindo a recente e inédita Lo Schiavo, de Carlos Gomes, levada ao palco em 2019 no Teatro Lirico di Cagliari, na Itália, e cinco filmes.

A programação completa você acompanha pelo site da Fundação - http://fcs.mg.gov.br/.

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.