O Concurso Maria Callas realiza entre março e abril sua vigésima edição. A abertura acontece neste domingo, dia 27, no Teatro Sérgio Cardoso, com a Orquestra Sinfônica de Santo André, em um programa com obras de Verdi e Carlos Gomes.
A regência é de Abel Rocha e participam como solistas as sopranos Raquel Paulin e Maria Sole Gallevi, a mezzo soprano Andreia Oliveira, o tenor Daniel Umbelino, o barítono Rodolfo Giuliani e o baixo Anderson Barbosa. A entrada é franca.
O concurso, realizado pela Cia. Ópera São Paulo, nasceu em 1993, quando Paulo Ésper e a pianista Maria Rasetti, que se apresentavam na série Cortinas líricas pelo interior de São Paulo, resolveram investir na divulgação do trabalho de jovens cantores.
Até 2013, o concurso era realizado de forma bienal. Em 1997, passou a contar com o apoio da prefeitura de Jacareí e, a partir de 2001, ganhou atividades também em São Paulo, primeiro no Theatro Municipal e depois no Theatro São Pedro. Desde 2018, é realizado no Teatro Sérgio Cardoso e integra o calendário oficial do turismo do governo do Estado de São Paulo.
Paralelamente às provas do concurso, o Festival Maria Callas promove master classes com grandes cantores internacionais. Já estiveram no Brasil nomes como as mezzo sopranos Fiorenza Cossotto, Tereza Berganza e Fedora Barbieri, os tenores Luigi Alva e Jaime Aragall, a soprano Virginia Zeani e o baixo Evgeny Nesterenko, entre outros.
“Nosso objetivo sempre foi ajudar o desenvolvimento do canto brasileiro, abrindo espaço para nossos artistas e os colocando em contato com nomes importantes da cena internacional. Além das master classes, ter no júri diretores de teatros de fora e críticos de revistas europeias permite que os cantores sejam ouvidos por pessoas que podem abrir caminhos no cenário internacional, como tem acontecido com frequência. O Maria Callas, nesse sentido, é um dos elos de uma corrente de oportunidades”, diz Ésper.
Neste ano, o concurso contará com 99 candidatos (foram 120 inscrições, mas 21 não atenderam os critérios do regulamento). As semifinais acontecem em São Paulo, nos dias 28 e 29 de março; e a final, em Jacareí, no dia 31 de março. No dia 1º de abril, também em Jacareí, acontece o recital de premiação – no dia 3, haverá recital dos vencedores no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
O júri é formado por Luiz Fernando Malheiro (presidente), pelo diretor artístico do Teatro Comunale de Bologna, os diretores das revistas Ópera Actual, de Barcelona, e Ópera, de Milão, o empresário José Velasco, a mezzo soprano Cecilia Diaz (que também vai oferecer master classes) e por Carlos Rauscher, Fabiana Crepaldi, Robson Tirotti e Jorge Coli.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Camila Fresca Criando pontes em torno da música brasileira
Irineu Franco Perpetuo Para ouvir e ler a Semana de 1922 como ela merece
Notícias Neojiba cria projeto para receber jovens músicos da Ucrânia
Notícias Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro anuncia finalistas
![Orquestra Sinfônica de Santo André [Divulgação/Prefeitura Municipal de Santo André]](/sites/default/files/inline-images/santo_andre_0.jpg) 
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

 
     
 
![Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação] Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-osesp_fischer_0_0_0.jpg?itok=aRWj1FY4) 
![Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador] Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-142_Rafael%20Salvador_CR5_0110.jpg?itok=9nSQSOaC) 
![O maestro Ira Levin [Divulgação] O maestro Ira Levin [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-ira_levin_0.jpg?itok=oyMgQ4Fy) 
![A compositora Michelle Agnes [Divulgação] A compositora Michelle Agnes [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-michelle_agnes_0.jpg?itok=M7cpuaC8) 
![Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto] Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/yerma_Auditorio%20de%20Tenerife_Miguel%20Barreto.jpg?h=0003df9a&itok=kuN8DCx9) 
![O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com] O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-marco_padilha_carlos_bassan.jpg?itok=gHyhiHPH) 
![A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação] A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-Garanca_c_HolgerHage.jpg?itok=YgIYXBcG) 
![Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação] Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-FABIO_MARTINO_OSESP%20%281%29.jpg?itok=0HL92UQe) 
 
 
 
 
 
 
        
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.