Retrospectiva 2023: Maíra Ferreira, regente titular, e Isabela Siscari, regente assistente do Coral Paulistano
A temporada Entusiasmo do Theatro Municipal de São Paulo se manifestou no Coral Paulistano por meio de uma intensa agenda de concertos que buscou equilibrar passado e presente com atividades que evidenciam a vocação do grupo, destacando a retomada de eventos que já fazem parte da nossa história, em contraste com a realização de novos e ousados projetos.
Prezando pela pluralidade em gênero musical, alcance e representatividade, mergulhamos e nos aprofundamos em obras escritas por compositoras e compositores extraordinários, o que nos permitiu apresentar um vasto repertório a cappella, com piano e com convidados, estreando novas obras e ocupando um espaço significativo de performance da música dos séculos XX e XXI.
No primeiro semestre, destacamos a execução da Paixão segundo São João de Arvo Pärt no palco do Theatro Municipal, com solistas do coro e Orquestra Sinfônica Municipal, repertório pouco usual que foi recebido de maneira excepcional pelo público nos dois dias seguidos de casa cheia. No mês de maio, um grande entusiasmo nos levou à montagem do espetáculo Blue Monday e Afluentes, parte da série Ópera Fora da Caixa. Nela, o Salão Nobre do Theatro Municipal se transformou em um café-bar dos anos 1920, com coro, solistas, Balé da Cidade e trio de jazz, que ganhou vida pelas obras de compositoras e compositores, poetas e intérpretes negros. Uma trajetória com a direção de Fernanda Viana que se aprofundou no período do “Renascimento do Harlem”, possibilitando a (re)descoberta de um espaço representativo do Theatro Municipal e a ocupação dos diferentes espaços, evidenciando também o desejo de diminuir distâncias e proporcionar uma experiência profunda ao nosso querido público.
Ao final do ano, uma novidade importante foi a primeira edição do evento Música contemporânea: Leituras Públicas, com o chamamento para novas composições a serem executadas em ensaios abertos pelo Coral Paulistano na presença de seus respectivos compositores, além de ter promovido um intenso debate acerca da música de hoje e da disparidade de gênero na programação artística e musical como um todo. Assim, pode-se dizer que a programação de 2023 acreditou na importância de atividades de formação, no estímulo a novos compositores, a novos sons, a novas e antigas buscas por um repertório que instigasse o público e nós, artistas.
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![Maíra Ferreira e Isabela Siscari [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-maira_isabela.jpg)
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