Retrospectiva 2023: Sabine Lovatelli, fundadora e presidente do Mozarteum Brasileiro
Contar com dois artistas fenomenais em nossa temporada de 2023 – Rudolf Buchbinder, na abertura, e Bryn Terfel, no encerramento – nos permite afirmar que produzimos uma programação especialmente importante e instigante, que marca não só a história do Mozarteum mas também, acreditamos, a agenda de atrações musicais de São Paulo. Através da plenitude artística desses dois artistas, pudemos experimentar momentos mágicos na Sala São Paulo.
Tivemos também duas cativantes orquestras de câmara – a Kyiv Virtuosi, da Ucrânia, que se apresentou com Dmitry Yablonsky, seu prestigiado maestro e violoncelista nascido na Rússia, e Wiener Kammersymphonie, com sua abordagem sinfônica do repertório camerístico.
Enfrentamos o imprevisto do cancelamento de Elina Garanca, mas conseguimos substituí-la pela mezzo soprano norte-americana Isabel Leonard, que conquistou o público em apresentação com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob regência de Constantine Orbelian como maestro convidado. Com nossa Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro em formato camerístico o violinista Lorenz Nasturica-Herschcowici garantiu uma apresentação que associou virtuosismo a um repertório em linha direta com as emoções da plateia. E enfim desfrutamos de Bryn Terfel, o baixo-barítono britânico que fez sua estreia no Brasil deixando todos magnetizados por seu impressionante talento, carisma e domínio cênico. Sua apresentação, com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, conduzida pelo maestro Carlos Moreno, gerou o desejo de tê-lo novamente entre nós – uma aspiração que esperamos atender, trazendo-o de volta assim que possível.
Além de nossa programação na Sala São Paulo, continuamos investindo em nossos programas de educação. Para jovens músicos – instrumentistas e cantores – viabilizamos masterclasses com nossos artistas convidados e 15 bolsas de estudos em importantes instituições internacionais. Em 2023, ampliamos nossas parcerias com organizações internacionais de ensino e agora, além da Europa, estamos abrindo novas e importantes frentes nos Estados Unidos.
A manutenção de nossa Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB), que conta permanentemente com seu maestro titular, Carlos Moreno, tem sido uma de nossas prioridades. Assim como ocorre frequentemente na Europa, a existência de orquestras acadêmicas proporciona aprendizados e vivências relevantes, com artistas renomados.
Para 2024 estamos retomando a venda de ingressos por assinaturas. Além da Sala São Paulo, realizaremos concertos no Teatro B32, onde abriremos a programação do próximo ano com Josy Santos, mezzo soprano brasileira com bem-sucedida carreira na Europa, que se apresentará com o pianista alemão Markus Hadulla. Em junho, na Sala São Paulo, realizaremos duas apresentações da soprano alemã Diana Damrau, grande estrela da música lírica, com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro sob regência de Pavel Baleff. Em julho teremos a estreia brasileira de uma celebridade do momento: Daniil Trifonov, na Sala São Paulo. Em agosto, também na Sala São Paulo, receberemos a National Youth Orchestra, a orquestra nacional da juventude dos Estados Unidos, que tocará sob regência de Marin Alsop. O solista será o consagrado pianista francês Jean-Yves Thibaudet. Em outubro, no Teatro B32, realizaremos o recital do violinista alemão Oscar Bohórquez com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob regência de Carlos Moreno. O programa inclui uma preciosidade: o único concerto para violino escrito por Beethoven.
Todos os concertos do Mozarteum contam com o Clube do Ouvinte, palestra gratuita que se realiza uma hora antes das apresentações, atualmente ministrada pelo maestro Sergio Chnee. Em 2024, a academia Canto Mozarteum se realizará em julho, proporcionando cursos intensivos gratuitos para músicos brasileiros, além de bolsas de estudos na Europa. Ampliar nossa quantidade de bolsistas, assim como as instituições internacionais parceiras, é uma de nossas metas. Com isso, ganhamos motivação e inspiração para fortalecer o leque de atividades do Mozarteum.
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2023 da Revista CONCERTO.]
![Sabine Lovatelli [Divulgação/Cauê Diniz]](/sites/default/files/inline-images/w-2022-FOTO-SABINE-LOVATELLI-1A-%40cauediniz-Mozarteum-5661_B_0%20%281%29.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.