Ao se desincompatibilizar, secretário demite maestro Eliseu Ferreira da Orquestra Sinfônica de Goiânia

por Redação CONCERTO 06/04/2024

Maestro tem trabalho reconhecido e apoio da orquestra; ex-secretário afirma que seguiu orientação da advocacia setorial da Secretaria Municipal de Cultura

Ontem, dia 5 de abril, mesmo dia em que se desincompatibilizou da secretaria de Cultura de Goiânia para concorrer a uma vaga na câmara municipal da cidade, o secretário Zander Fábio exonerou o maestro Eliseu Ferreira do cargo de regente titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia. A decisão é a última ação do agora ex-secretário contra o maestro e a orquestra. 

Conforme Ferreira, o desentendimento com a Prefeitura se refere ao papel institucional que a orquestra deve desempenhar na comunidade: “Para o ex-secretário, a prioridade da instituição era atender solicitações de participações em eventos da própria prefeitura, da câmara, e de outras instituições da sociedade, com as quais o secretário tivesse alguma ligação.” Ferreira afirma ainda que Zander, para demonstrar sua autoridade, proibiu a orquestra de se apresentar em igrejas e em teatros estaduais que não fosse o Teatro Goiânia, além de incentivar vários “desmandos esdrúxulos”. O maestro acredita que, como todos os cargos da orquestra são comissionados, o ex-secretário gostaria de usar a orquestra em benefício de sua candidatura a vereador: “Daí a minha exoneração.” 

Mesmo deixando a orquestra, Eliseu Ferreira segue na gestão municipal, já que é funcionário efetivo da Prefeitura de Goiânia. 

Desde que assumiu o grupo, o maestro Eliseu Ferreira realizou um trabalho que hoje coloca a Orquestra Sinfônica de Goiânia entre as mais atuantes orquestras municipais do país. O trabalho é desenvolvido por dois grupos profissionais – uma orquestra sinfônica com 75 músicos e um coro sinfônico com 48 integrantes –, e inclui ainda um programa pedagógico: a Rede Municipal de Núcleos Musicais, composta por três grupos artísticos de bolsistas (a Banda Juvenil de Goiânia, o Coro Juvenil de Goiânia e a Orquestra Jovem Joaquim Jayme), além de núcleos de ensino musical na sede da orquestra e no Centro Cultural Grande Hotel.

“De 2017 para cá, fizemos grandes temporadas musicais, festivais de ópera e também apresentações com expoentes da música popular. Como destaque tivemos a apresentação dos balés de Stravinsky (Pássaro de fogo e Sagração da primavera), o Réquiem de Verdi e a Sinfonia Ressurreição de Verdi”, conta Eliseu Ferreira. Entre os convidados que regeram o grupo estão profissionais como os maestros Carlos Moreno, Roberto Tibiriçá, Abel Rocha, Claudio Cohen e Benoit Fromanger, dentre outros.

A demissão do maestro surpreendeu os integrantes da orquestra e músicos que atuam em Goiânia. O violinista Alessandro Borgomanero, que mora na cidade e é professor da Universidade Federal de Goiás, escreveu em sua página no Facebook: “Acompanho o trabalho do maestro [Eliseu Ferreira] faz muitos anos, a sua qualidade e empenho sempre foram pensando na instituição, o seu esforço para difundir e popularizar a música clássica é enorme e muito bem-sucedido”.

Em matéria publicada hoje no jornal “A Redação” de Goiânia, o ex-secretário Zander Fábio afirma que a demissão do maestro Eliseu Ferreira foi feita após orientação da advocacia setorial da Secretaria Municipal de Cultura “para que sejam feitas algumas apurações de denúncias em relação à sua gestão junto a corregedoria e Ministério Público". Zander destacou que todos os projetos e concertos realizados pela Secult com a Orquestra "foram sugeridos pela própria diretoria da Orquestra”. 

Em um comunicado, Eliseu Ferreira afirma que está à disposição para quaisquer esclarecimentos: “Minhas contas e meu sigilo telemático estão abertos e à disposição dos órgãos de controle. E o secretário teria coragem de fazer o mesmo? Ele sempre esteve envolvido em corrupção. Há uma série de dossiês contra ele correndo na Câmara de Vereadores. O tempo dirá”.

A prefeitura nomeou a maestra Katerine de Sousa Araújo para a direção da orquestra alegando que quer “dar novas oportunidades e valorizar mulheres capacitadas na administração municipal”. 

[Notícia atualizada em 07/04 para substituição da foto]

Maestro Eliseu Ferreira (divulgação)
Maestro Eliseu Ferreira (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Conheço o trabalho do Maestro Elizeu há décadas, posso atestar o seu empreendedorismo e sobretudo sua postura ética e de honestidade. Essa exoneração é um ato equivocado eivado de revanchismo politico, não se coaduna com as boas práticas de eficiência na gestão pública. Espero que tal atitude impropria seja revistas pelas autoridades competentes.

Link permanente

Quem conhece o trabalho do maestro Eliseu sabe o seu comprometimento com a música. Ele vive para a música, ele é música 24h. Por isso, a ação do ex-secretario atingi diretamente a evolução da música em Goiás. E neste caso, todos nós perdemos.

Link permanente

A comunidade artística da cidade de Goiânia lamenta a saída do maestro Eliseu Ferreira, o mesmo, em sua passagem a frente da OSGO fez um trabalho de excelência, se notabilizando pela qualidade técnica e artística, e por dar oportunidade aos jovens talentos do nosso estado.

Link permanente

A comunidade artística da cidade de Goiânia lamenta a saída do maestro Eliseu Ferreira, o mesmo, em sua passagem a frente da OSGO fez um trabalho de excelência, se notabilizando pela qualidade técnica e artística, e por dar oportunidade aos jovens talentos do nosso estado.

Link permanente

O maestro Eliseu é uma pessoa de altíssimos princípios. Excelente profissional com exímia atuação tanto na na área acadêmica como na artística. É um visionário responsável pelo crescente desenvolvimento sinfônico de Goiânia. Esta situação é inacreditável e inconcebível!!!

É reconhecida a grande disposição do maestro Eliseu durante todo seu trabalho em Goiás. Espero logo revê-lo em grandes projetos. Sua atuação é diferenciada!

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.