O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro autorizou, por meio de publicação em Diário Oficial, a realização de um novo concurso público para a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com 110 vagas para cargos efetivos nas áreas artística, técnica e administrativa. O último concurso realizado pelo teatro aconteceu há 12 anos. Segundo a fundação, ainda será contratada banca organizadora e feita a elaboração do edital.
A questão foi tema, no início da semana, de um encontro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, motivado por uma questão premente: 120 funcionários do teatro, que vinham trabalhando por meio de contratos temporários, que já duram três anos, não poderão ter a contratação renovada a partir do dia 30 de junho. Sobre isso, a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro informa que soluções estão sendo buscadas e que toda a programação de 2025 será mantida, com os espetáculos e eventos já anunciados.
"O Theatro Municipal é um símbolo do nosso patrimônio e merece um corpo técnico à altura de sua história. Esse concurso é mais do que uma reposição de quadros. É um investimento na cultura fluminense, no talento dos nossos profissionais e na preservação de um dos maiores ícones culturais do Brasil", disse o governador Cláudio Castro.
"Estamos muito felizes com o anúncio do concurso público para contratação de novos funcionários para os corpos artísticos do Theatro Municipal. É uma conquista que estávamos guardando há muito tempo e que certamente fortalecerá o trabalho da instituição quanto à realização da programação e à democratização do acesso à cultura", afirmou a presidente da fundação, Clara Paulino, ao site de notícias G1.
O Estado do Rio de Janeiro encontra-se atualmente no regime de Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que tem como uma de suas regras condições rígidas para realizar novas contratações. Elas, no entanto, estão permitidas, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) flexibilizou restrições do regime em 2023 para permitir concursos em casos de reposição de cargos vagos.
Leia também
Notícias Coral Paulistano e Coro da Osesp se unem para homenagear Naomi Munakata
Notícias Vitória Ópera Estúdio realiza inscrições para sexta edição
Noticias Maestra brasileira Laura Mathias Gentile é finalista da Competição de Besançon
Notícias Revista CONCERTO lança podcast Panorama Clássico
Crítica Sagarana não é só lenda e Matraga não é só ópera, por Ana Cursino Guariglia
Crítica ‘O lago dos cisnes’ do Theatro Municipal do Rio repatria estrelas brasileiras de quilate internacional, por Amanda Queirós
![Fachada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-municipal_rio_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.