Morreu Mônica Pedrosa, cantora e ex-diretora da Escola de Música UFMG

por Redação CONCERTO 22/02/2024

A cantora lírica Mônica Pedrosa faleceu na madrugada de hoje, 22 de fevereiro, em Belo Horizonte, MG, aos 62 anos. A artista, que estava internada há alguns meses no Hospital Madre Teresa, deixa o marido e dois filhos.  

Mônica Pedrosa nasceu em 27 de abril de 1961. Graduada em Canto pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mônica realizou mestrado em canto na Manhattan School of Music (EUA) e doutorado em Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG (2009). Além disso, realizou pós-doutorado como Professora Visitante na Universidade da Califórnia, Riverside, como bolsista do Print - Programa Institucional de Internacionalização da Capes (2021-2022). Entre os anos de 2014 e 2018 exerceu o cargo de diretora da Escola de Música da UFMG.
Ao longo de sua carreira, além de atuar como cantora, Mônica desenvolveu destacado trabalho pedagógico e de pesquisa acadêmica especialmente na área da canção de câmara brasileira. Ao lado do violonista Fernando Araújo editou o CD e livro de partituras “Canções da Terra, Canções do Mar” e o álbum com as canções com violão de Francisco Mignone, lançado pelo Selo Sesc.

Amigos e colegas lamentaram a morte de Mônica. Luciana Monteiro de Castro, professora da UFMG, escreveu: “Força, inteligência e sensibilidade sempre definiram a Mônica. Também o respeito à arte, a sinceridade, a dedicação e o perfeccionismo. Triste perder uma amiga, colega de tantos anos. Mas sua voz permanece no êxito de seus alunos, nos seus textos, nas suas gravações, nas realizações por nossa escola. Permanece a Mônica na admiração e no amor da família e dos amigos”. E Mauro Chantal, professor associado da Escola de Música da UFMG, afirmou: “Mônica sempre demonstrou muita determinação para a realização de seus projetos, muitos dos quais para a valorização da canção brasileira de câmara, tendo contribuído sobremaneira para o crescimento da área de Canto da Escola de Música”.

O velório de Mônica Pedrosa será no Parque da Colina (Rua Santarém, 50 – Nova Cintra, em BH), nesta sexta-feira, dia 23, das 8h30 às 11h30.

Mônica Pedrosa, cantora, pesquisadora e professora (acervo familiar)
Mônica Pedrosa, cantora, pesquisadora e professora (acervo familiar)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.