‘Ópera em pauta’ começa em Porto Alegre

por Nelson Rubens Kunze 25/10/2025

Dia de abertura contou com a presença do secretário da Cultura Eduardo Loureiro e encerrou-se com apresentação de ópera de Händel

Iniciou-se ontem, 24 de outubro, o sexto encontro Ópera em pauta, realização do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de concerto. Este ano, o evento acontece em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

A programação começou com uma visita às obras de reforma do centenário Theatro São Pedro da capital gaúcha, inaugurado em 1858. Fechado desde a inauguração do complexo cultural Multipalco Eva Sopher, o teatro passa por uma modernização, uma reforma que visa atender às novas exigências de acessibilidade e segurança. O prédio deverá ser reinaugurado até o fim do ano que vem.

Quem guiou a visita às obras foi o próprio presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt. A Fundação Theatro São Pedro faz a gestão de todo o complexo cultural, tanto do antigo teatro, quanto das novas instalações do Multipalco Eva Sopher.

Theatro São Pedro em obras (Revista CONCERTO)
Theatro São Pedro em obras (Revista CONCERTO)

Em seguida, ocorreu a cerimônia de abertura do 6º Ópera em pauta, na Sala de Música do Multipalco, que contou com a presença do secretário da Cultura do estado, Eduardo Loureiro, do presidente da Fundação Theatro São Pedro Antonio Hohlfeldt, do representante do Fórum-ODM André Heller-Lopes, do presidente da Cors – Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul Flavio Leite e do diretor da Ospa - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Manfredo Schmiedt, os dois últimos anfitriões do evento. Foi consenso entre os palestrantes, com assertiva concordância do secretário, a importância da realização do evento em Porto Alegre, dada ao grande investimento que o estado vem realizando na área, tanto do ponto de vista estrutural – com a inauguração do complexo cultural Multipalco no início do ano – quanto com a parceria com a Cors no ambicioso programação de formação e difusão do gênero– apenas neste fim de semana, os participantes do Ópera em pauta terão a oportunidade de assistir a três espetáculos líricos em três diferentes espaços da cidade.

Na sequência aconteceu a primeira mesa de debates, intitulada “Programas de Ópera Estúdio brasileiros e formações técnicas para as artes cênicas”. O assunto foi mediado por André Cardoso e contou com a contribuição de Eiko Senda (Cors), Gabriela Munhoz (LAB Multipalco), Anna Patrícia Araújo (Academia de ópera do Theatro São Pedro de São Paulo SP) e Abel Rocha (Fábrica de Ópera, Unesp). 

Ópera em pauta
Heller-Lopes, Leite, secretário Loureiro, Hohlfeldt e Schmiedt na cerimônia de abertura do Ópera em pauta (Revista CONCERTO)

A partir da experiência de cada um dos expositores, ficou claro que o trabalho dos ópera estúdios pretende proporcionar a experiência de palco para vencer a lacuna existente entre a formação acadêmica e a vida profissional. Um problema apontado, que gerou também valiosos comentários da plateia, foi o fato de que muitos alunos dos ópera estúdios ainda não estarem prontos, fazendo com que o trabalho, que deveria proporcionar a experiência de palco, se transforme em uma extensão do próprio trabalho de formação que deveria ter sido concluído nos cursos acadêmicos.

O dia terminou com uma apresentação da ópera Il Trionfo del Tempo e del Disinganno, de Händel, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multiplaco, realização da Cors, da Bach Society Brasil e da Plural Cia de Dança, com concepção e direção cênica de William Pereira, direção musical de Fernando Cordella e direção de dança de Maurício Miranda. Foi muito boa a performance do elenco solista, que contou com a soprano Carla Domingues, as mezzo sopranos Carol Braga e Cristine Guse e o tenor Roger Scarton.

A ótima encenação de William Pereira, que se utiliza de praticáveis que são deslocados para formar passarelas ou plataformas cênicas, contou com uma original movimentação de cantores e dançarinos, iluminação dramática e bonitos figurinos, e foi acompanhada por um pequeno conjunto instrumental em interpretação de época. 

 

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