Evento terá como tema “Caminhos para a igualdade” e contará com a participação de maestras de todo mundo
A quinta edição do Simpósio Internacional Mulheres Regentes será realizada de 24 a 26 de outubro de 2025, em Las Palmas de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias (Espanha). O encontro reunirá regentes, artistas, gestoras e pesquisadoras de diversos países para debater o tema “Caminhos para a igualdade” em painéis, conferências e mesas de discussão.
A programação contempla temas como política e sociedade, gestão cultural, visibilidade artística, inteligência artificial, ópera, formação de jovens, desafios estatísticos e projetos de equidade. Entre as participantes confirmadas estão Ligia Amadio (regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Iara Fricke Matte (professora da UFMG e diretora artística do Concentus Musicum de Belo Horizonte) e Nailse Machado (maestrina do Coral Municipal de Santos e do Coral dos Alfandegários do Porto de Santos), além de nomes internacionais como Yeny Delgado, Zoe Zeniodi, Isabel Costes, Pilar Jurado, Lizzi Ceniceros, Andrea Merenzón e Claire Gilbaut.
Ao final de cada dia, o simpósio será marcado por concertos. Na sexta-feira, 24, haverá um recital em homenagem à maestrina Dolores Marco (1935–2005), com repertório de música espanhola e zarzuela. No sábado, 25, a Orquestra da Escola Superior de Música das Canárias, sob regência da mexicana Lizzy Ceniceros, apresenta o programa Música do Atlântico no Auditório Alfredo Kraus. Já no encerramento, no domingo, 26, o Concerto de Gala no Teatro Pérez Galdós contará com a Orquestra Sinfônica Feminina Cibeles, sob direção de Isabel Costes, com a participação das sopranos María Katzarava e Paula Costes.
[Clique aqui para mais informações na página do Simpósio.]
Leia também
Notícias Prefeitura rescinde contrato do Theatro Municipal de São Paulo; Sustenidos responde que medida não se justifica
Notícias Orquestra Sinfônica da Bahia promove 1º Fórum OSBA de Orquestra Sinfônicas
Entrevista Preconceito, hipocrisia, coragem: uma conversa com a soprano Latonia Moore, por João Luiz Sampaio
Entrevista A expressão do feminino como força criativa, por Ana Cursino Guariglia
Crítica “Oh, deixe-me chorar para sempre, para sempre”, por Nelson Rubens Kunze
Podcast Panorama Clássico - 22 - A ópera Édipo Rei, de Luciano Camargo
Ouvinte Crítico Ópera ‘Porgy and Bess’

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.