Aref Farkouh, sócio do Toriba Hotel Spa & Gastronomia
A MÚSICA NÃO PODE PARAR. Alimento para o espírito, entretenimento para os sentidos, relaxamento para o corpo, consolo para a alma. A boa música é tudo e muito mais. Por isso, nestes tempos bicudos, o programa Toriba Musical não recuou – ao contrário, cresceu.
Mesmo com o hotel fechado por alguns meses continuamos com nossos recitais e concertos, recebendo os artistas contratados em lives e até em apresentações sem público externo. Os artistas precisam ser ouvidos, e não poder se expressar através da música é muito frustrante.
Neste ano foram mais de 150 apresentações de música lírica, conjuntos instrumentais, piano solo, jazz, música de raiz, além de apresentações especiais com os vencedores do concorridíssimo Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, 18º edição. Até mesmo uma ópera foi apresentada! “Domitila” – do compositor João Guilherme Ripper –, interpretada magistralmente pela soprano italiana Maria Sole Gallevi.
Cancelado o tradicional Festival Internacional de Inverno, realizamos o Festival Toriba Musical. Sempre sob a competente batuta de nosso diretor artístico, o pianista Antonio Luiz Barker, durante a primavera, de setembro a novembro, foram mais de 30 apresentações, abertas ao público.
Estiveram conosco mais de 50 renomados artistas, como a soprano Marly Montoni e o tenor Marcello Vannucci, o violinista Paulo Paschoal, a pianista Olga Kopylova e a grande dama do piano Eudóxia de Barros. Músicos e cantores que se apresentaram nos nossos salões, capela, jardins e igrejas da cidade, e conviveram com nossos hóspedes numa troca de carinho e histórias de vida.
Além dessas apresentações o hotel manteve, em parceria com a ONG AMECampos - Associação dos Amigos de Campos do Jordão, o coro Meninas Cantoras de Campos do Jordão.
Atuante desde 2016, é composto por cantoras da cidade, com idades entre 10 e 17 anos. Neste trabalho, são oferecidas aulas de técnica vocal, teoria musical, história da música e repertório – da música clássica ao canto contemporâneo popular. O coral gravou seu primeiro CD em 2018, com lançamento realizado na prestigiada Sala São Paulo.
Apesar das limitações, com os devidos cuidados foram realizadas várias apresentações no hotel, quando as meninas puderam cantar com grandes nomes, como o barítono Rodolfo Giugliani, as sopranos Guiomar Milan e Karen Stephanie e o tenor Thiago Arancam. Também apresentaram concertos de Natal em igrejas da cidade, encantando o público.
Para viabilizar tudo isso montamos uma sala de ensaios e adquirimos nosso quarto piano.
A arte tem um papel reconfortante, e a música é o que mais nos aproxima do divino. Nossas Meninas Cantoras levam não somente beleza, mas também esperança a todos os que ouvem as suas preciosas vozes, nas palavras de sua diretora artística Sabrina Lira.
Para finalizar o ano, adotamos a Orquestra Filarmônica de Campos do Jordão e Região – que passa a se chamar Orquestra Filarmônica AMECampos, nossa parceira também nesse projeto.
Mesmo quando tudo ameaça parar, a música deve continuar.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Bravíssimo!
Bravíssimo!