Morre o violista Ricardo Kubala, especialista na música brasileira

por Redação CONCERTO 10/04/2021

Morreu na manhã deste sábado, dia 10, o violista Ricardo Kubala, vítima de um aneurisma cerebral.

Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Kubala era um dos mais destacados solistas do cenário brasileiro, além de exercer intensa atividade pedagógica.

Ele formou-se na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e em seguida mudou-se para a Europa, onde fez cursos de aperfeiçoamento na Academia da Filarmônica de Berlim e na Escola Superior de Música de Karlsruhe. 

Na Noruega, integrou o conjunto Solistas de Trondheim, com o qual gravou uma premiada versão das Quatro estações de Vivaldi para o selo Deutsche Grammophon, com a violinista Anne Sophie Mutter como solista. 

De volta ao Brasil, tornou-se mestre e doutor pela Unicamp e integrou grupos como a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, a Orquestra de Câmara de Blumenau, a Orquestra Experimental de Repertório, a Sinfônica da USP e o Núcleo Hespérides, com o qual gravou álbuns dedicados à música latino-americana. Também deu aulas em eventos como o Festival Internacional de Campos do Jordão.

Suas pesquisas giravam em torno do repertório contemporâneo e da música brasileira. Estudou, por exemplo, a presença da viola na música de Camargo Guarnieri (chegou a gravar o Choro para viola com o próprio compositor à frente da Sinfônica da USP); a obra de Paul Hindemith; e, mais recentemente, composições de Antonio Borges Cunha e Alexandre Lunsqui, que foram temas de trabalhos acadêmicos. 

Sua atuação na universidade também incluía a reflexão sobre o ensino de instrumentos de cordas. Sua pesquisa mais recente envolvia processos de aprendizagem relacionados ao repertório contemporâneo brasileiro, com o objetivo de desenvolvimento de material didático sobre o tema.

Ricardo Kubala durante gravação com Eliane Tokeshi [Reprodução/YouTube]
Ricardo Kubala durante gravação com Eliane Tokeshi [Reprodução/YouTube]

 

Leia também
Notícia 
Neojiba cria programa de cursos abertos e gratuitos sobre música
Colunistas O piano de Cécile Chaminade em leitura cuidadosa e rica em detalhes, por Camila Fresca
Notícias Cultura Artística retoma ações digitais com recital de piano
Notícias OSB lança CD com obras brasileiras gravadas de forma remota

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.