A programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que está em sua 55ª edição, chega nesta semana a São Paulo. A primeira apresentação acontece nesta terça-feira, reunindo, na Sala do Coro, na Estação Julio Prestes, professores e bolsistas em recital de câmara (diferentes grupos voltam a tocar nos dias 9 e 11).
Também na Sala do Coro, a programação de câmara tem, no dia 10, o Quarteto Camargo Guarnieri e o violonista Fabio Zanon, que interpretam o Quinteto A retirada de Madri, de Boccherini. O programa inclui ainda o Quarteto nº 3 op. 59 – Razumovsky, de Beethoven.
Dois dos grupos formados pelos alunos sobem ao palco da Sala São Paulo. O primeiro é a Orquestra Bach do Festival, que vai se apresentar no dia 12 com o maestro Luis Otavio Santos e com coro preparado por Marcos Thadeu.
O programa tem Na saída de Israel, de Vivaldi; a suíte Scylla et Glaucus, de Leclair; e a Missa BWV 235 e a Missa luterana nº 3 de Bach (em Campos, o concerto será apresentado no dia 13).
A Orquestra Bach traz uma novidade nesta edição. Nos últimos anos, o curso de música antiga do festival tinha caráter introdutório, para alunos que tocam instrumentos modernos. Desta vez, o curso está voltado para estudantes já ligados à prática histórica.
No dia 13 (e, em Campos, no dia 12), faz concerto na Sala a Camerata do Festival, sob regência da maestra Claudia Feres.
Mozart abre o programa, com a abertura da ópera As bodas de Fígaro e a Sinfonia nº 38 – Praga. Em seguida, o pianista italiano Gabriele Strata, vencedor do 3º Festival Internacional de Piano do Rio Janeiro, em 2023, toca o Concerto para piano e orquestra nº 2 de Chopin (Strata apresentou-se no último final de semana como solista nos concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira no Teatro Cultura Artística; leia a crítica aqui).
Na Estação Motiva Cultural, acontece a Jornada de Dança Paulista, outra novidade da edição deste ano do festival. No dia 10, as atrações são a Cia. Experimental Raça Independente, o Grupo de Dança Claudia Pereira e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. No dia 11, o Núcleo Estopim, a Cia. Avant Scène, o Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos e a Cia. Socleson Dantas. E, no dia 12, Ogawa Butoh Center, Reflexa Coletiva e a Companhia de Dança São José dos Campos.
Confira aqui a programação completa do Festival de Inverno de Campos do Jordão
![Claudia Feres rege a Camerata do Festival no dia 13 [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-claudia_feres_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.