Festival de Campos do Jordão promove 56ª edição com integral de Brahms e ópera de Mozart

por Redação CONCERTO 29/06/2026

O Festival de Inverno de Campos do Jordão chega em julho a sua 56ª edição. Sob direção do maestro Roberto Minczuk, a programação será aberta no dia 4 de julho na Praça do Capivari, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que vai se apresentar sob regência do diretor musical Thierry Fischer. No dia seguinte, Roberto Minczuk rege a Orquestra do Festival em A flauta mágica, de Mozart, no Auditório Claudio Santoro. 

Ao longo do mês, o grupo formado por alunos fará ainda a integral das sinfonias de Brahms, com Minczuk na regência. A programação, que tem concertos em São Paulo e em Campos do Jordão, também é composta por recitais de câmara com alunos e professores e por concertos de grupos como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica de Campinas, a Bachiana Filarmônica, a Orquestra do Theatro São Pedro de São Paulo, a Camerata Antiqua de Curitiba, A Orquestra de Câmara da ECA/USP e a Orquestra Sinfônica da USP. Na música de câmara, o festival recebe o Quarteto Camargo Guarnieri, o Heloísa Fernandes Quarteto, a soprano Camila Provenzale, os violinistas Rosnei Tuon e Cláudio Cruz, os violonistas Eduardo Isaac e Fabio Zanon, entre outros, com alguns deles integrando também o grupo de professores do evento.

“Quando assumi a direção artística, a pergunta era: o que poderia trazer mais conteúdo e mais brilho a um festival que já é o maior da América Latina? A resposta foi trabalhar com profundidade. Nesta edição, o público poderá mergulhar no universo de Brahms, com as quatro sinfonias, obras orquestrais e mais de 30 peças de música de câmara, além de acompanhar uma produção completa de A flauta mágica, de Mozart, no Auditório Claudio Santoro”, afirma Roberto Minczuk.

O festival receberá, ao todo, 259 bolsistas e mais de 50 professores convidados. Ao longo de quatro semanas de atividades, os alunos participarão de uma programação de aulas, ensaios, masterclasses e apresentações, totalizando aproximadamente 1.200 horas de formação artística.

As atividades estão organizadas em cinco frentes: Academia de Ópera, voltada a solistas vocais e instrumentistas; Música de Câmara; Regência; Violão; e Orquestra do Festival. Os bolsistas terão contato direto com músicos e professores brasileiros e estrangeiros.

“O festival proporciona uma verdadeira imersão musical. Durante um mês, os jovens músicos têm a oportunidade de estudar intensamente, tocar música de câmara, participar de ensaios e concertos e conviver diariamente com artistas e professores de excelência. Sou testemunha ocular e auditiva de várias gerações de músicos. Quando entrei no festival como bolsista, em 1977, eu era o único aluno de oboé. Hoje, o nível da Orquestra do Festival é impressionante e mostra o quanto a formação musical evoluiu no Brasil. É muito encorajador ver jovens músicos preparados para integrar as principais orquestras do país e construir carreiras de destaque dentro e fora do Brasil”, afirma Arcadio Minczuk, coordenador pedagógico do festival.

Os bolsistas participarão de apresentações integrando diferentes formações criadas especialmente para esta edição do festival. “Na música de câmara, todos são protagonistas. Você está exposto, sem um regente intermediário, e depende do gesto e da escuta do outro. Esse treino é fundamental: músicos que passam pela música de câmara se tornam melhores músicos de orquestra. Por isso dedicamos uma parte tão importante da programação a essa prática. Ela está no coração da formação que oferecemos no Festival”, completa Arcadio Minczuk.

Paralelamente à programação, o Hotel Toriba terá uma intensa agenda de recitais. O pianista Estefan Iatcekiw, por exemplo, faz recital no dia 4. A soprano Carmen Monarcha é a atração do dia 25; a soprano Marly Montoni e o tenor Ulisses Montoni, do dia 30; a soprano Thayana Roverso faz, no dia 31, homenagem a Villani-Côrtes; e a soprano Isabella Lucchi canta no dia 1º de agosto. 


Leia também
Notícias
 ‘Tristão e Isolda’, de Wagner, é destaque da edição de julho da Revista CONCERTO
Notícias Documentário sobre Jocy de Oliveira vence o festival de cinema In-Edit Brasil
Notícias Compositor Armando Lobo lança ópera em formato de fotonovela
Crítica Com excelência musical, Ópera de Zurique estreia nova produção de ‘Tannhäuser’por Nelson Rubens Kunze
Crítica Camadas de tempo entrelaçadas, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Manuscrito de Mozart é encontrado na Biblioteca Nacional de França
Crítica Aventuras sonoras radicais guiadas por Schubert


 

Apresentações no Auditório Claudio Santoro abrem a programação [Divulgação]
Apresentações no Auditório Claudio Santoro abrem a programação [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.