Apresentações do Réquiem de Verdi chegam à Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 19/08/2026

Na quinta-feira, 20, Andrew Litton rege a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o Coro da Osesp e o Coro Lírico Municipal de São Paulo. A orquestra recebe a soprano Guanqun Yu, a mezzo-soprano Luisa Francesconi, o tenor Joshua Blue e o baixo Peixin Chen. O programa se repete no dia 21 e no dia 22.

Verdi compôs a Missa de Réquiem entre 1873 e 1874. Diferente de outras obras do gênero, não escreveu a obra para marcar o próprio falecimento, mas para homenagear a memória do poeta italiano Alessandro Manzoni, figura culturalmente marcante na unificação italiana no século XIX. Com sete movimentos, a obra tornou-se popular graças ao Dies irae, que utiliza coro e orquestra em uma descrição musicada do Dia do Juízo Final.

“Mais de 150 anos após sua estreia, o Réquiem continua a fascinar, permanecendo como um testemunho atemporal do gênio de Verdi e da capacidade da música de expressar tanto a angústia quanto a esperança do espírito humano”, diz Andrew Litton em entrevista à edição de agosto da Revista CONCERTO [clique aqui; acesso exclusivo para assinates].

A admiração pela obra, entretanto, não foi imediata. A carga dramática na escrita do compositor não agradou maestros como Hans von Bülow, que definiu o Réquiem como “uma ópera italiana em roupas eclesiásticas”. Embora a junção entre a música litúrgica e a teatralidade permanecesse incompreendida pela crítica até meados do século XX, o maestro, anos depois, retirou o comentário e sintetizou a mensagem da obra como “a confissão de um pecador arrependido”.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Prepare-se: destaques da programação da semana
Notícias Theatro Municipal de São Paulo altera programação e cancela óperas
Notícias Festival Nelson Freire reúne grandes artistas para celebrar o pianista
Notícias Balé ‘Don Quixote’ ganha produção no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Notícias Arcangelo Orchestra interpreta ‘Missa em si menor’ de Bach no Teatro Cultura Artística
Opinião Festival de Campos do Jordão precisa voltar a Campos do Jordão, por Nelson Rubens Kunze

Andre Litton [ Divulgação/ © Steve J. Sherman]
Andre Litton [ Divulgação/ © Steve J. Sherman]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.