Coral Paulistano e Coro da Osesp se unem para homenagear Naomi Munakata

por Redação CONCERTO 23/05/2025

O Coral Paulistano e o Coro da Osesp estarão reunidos no domingo, dia 25, na Sala São Paulo para celebrar a memória da maestra Naomi Munakata, que esteve à frente dos dois conjuntos e foi uma das personalidades musicais brasileiras mais importantes das últimas décadas.

A regência é de Maíra Ferreira, atual titular do Coral Paulistano, e o repertório, segundo ela, tem obras que estavam entre as mais especiais para Naomi, que morreu em 2020 e completaria 70 anos em 2025.

“São Paulo tem uma cultura coral, uma tradição, e regentes importantes. Mas a Naomi teve a coragem de subir essa régua, de colocar o nível do canto coral em outro lugar, com muita disposição para trabalhar. E isso reverberou nos outros coros da cidade. Ela teve importância na reestruturação da Osesp, com o Coro da Osesp, mas também por ter pensado no repertório específico para o coro .Ela nunca se intimidou diante dos repertórios mais difíceis", contou Maíra em participação no podcast Panorama Clássico, da Revista CONCERTO.

"A Naomi permitiu a compositores que escrevessem o que eles queriam, sem se preocupar com a dificuldade das peças. Era uma pessoa de visão e inteligente, soube bancar isso. A quantidade de obras dedicadas e ela aos coros que regeu é testemunho disso."

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Notícias Governo do Rio de Janeiro autoriza concurso público para preencher vagas do Theatro Municipal
Notícias Vitória Ópera Estúdio realiza inscrições para sexta edição
Noticias Maestra brasileira Laura Mathias Gentile é finalista da Competição de Besançon
Notícias Revista CONCERTO lança podcast Panorama Clássico
Crítica Sagarana não é só lenda e Matraga não é só ópera, por Ana Cursino Guariglia
Crítica ‘O lago dos cisnes’ do Theatro Municipal do Rio repatria estrelas brasileiras de quilate internacional, por Amanda Queirós


 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.