A Orquestra Sinfônica do Paraná comemora seus 40 anos com concertos especiais, nos dias 28 e 29 de maio e 1º de junho, no Teatro Guaíra. Neles, o grupo vai apresentar a Sinfonia nº 2, Ressurreição, de Mahler, sob regência do diretor e regente titular Roberto Tibiriçá, e com a soprano Gabriella Pace e a mezzo soprano Ana Lucia Benedetti como solistas. “Serão 200 músicos em cena, na performance dessa obra icônica que simboliza a força de ressurgir, de reinventar, de renovar”, diz Tibiriçá em entrevista à jornalista Luciana Medeiros (leia aqui; acesso exclusivo para assinantes).
A orquestra foi criada pelo governador José Richa – que assumiu em 1983 – em resposta a um antigo apelo dos músicos paranaenses. O grupo tinha como uma das líderes a violinista Eleni Betes. “Recebemos sinal verde e saímos atrás de músicos e regente”, ela lembra. “A primeira formação tinha 64 músicos, e escolhemos como maestro adjunto Osvaldo Colarusso, numa banca que tinha Bocchino, Claudio Santoro, Mario Tavares e eu. O titular emérito foi o grande Alceo Bocchino, paranaense radicado no Rio”, relembra a violinista. A dupla permaneceu na orquestra até 1998 e foi seguida por Roberto Duarte (1998-99), Jamil Maluf (2000-02), Alessandro Sangiorgi (2002-10), Osvaldo Ferreira (2011-14), Stefan Geiger (2016-20) e, desde 2022, por Roberto Tibiriçá.
O grupo hoje tem oitenta integrantes. “Meu sonho é chegar a 110”, diz Tibiriçá. “Enfrentamos algumas dificuldades com a coexistência de dois regimes de trabalho – há celetistas e estatutários –, mas a orquestra tem sido uma alegria imensa para mim.”
Desde que entrou, o regente paulistano trouxe convidados nacionais e internacionais, como Dmitry Shishkin e Barry Douglas. Neste ano, a série Mostly Mozart (“pesquei o título de uma série de sucesso em Nova York”) estreia no Museu Oscar Niemeyer. “E a orquestra viaja bastante pelo estado, atende ao público das cidades paranaenses pelo projeto Guaíra para Todos.” Além disso, estão sendo programadas turnês pelo Brasil, ainda sem data.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Pianista Yuja Wang é destaque da edição de junho da Revista CONCERTO
Notícias Osesp interpreta Debussy com Sergio Burgani e Samuel Alves
Notícias Violinista Daniel Guedes toca Brahms com a Petrobras Sinfônica
Notícias Governo do Rio de Janeiro autoriza concurso público para preencher vagas do Theatro Municipal
Crítica Leo Brouwer e João Luiz, o melhor dos mundos, por João Marcos Coelho
![Roberto Tibiriçá à frente da Orquestra Sinfônica do Paraná [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-osp_39_anos-_57_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.