Edição em breve estará na casa dos assinantes; edição digital já está disponível
A pianista Yuja Wang é destaque da edição de junho da Revista CONCERTO. Um dos principais nomes da música clássica atual, ela vai se apresentar com a Mahler Chamber Orchestra no Teatro Cultura Artística, interpretando obras-chave do repertório.
“Yuja Wang redefiniu o que se espera de um intérprete clássico no século XXI. Mais do que uma pianista-prodígio, ela desafia convenções com irreverência e precisão. No Brasil, ela vai interpretar Tchaikovsky e Chopin, dois compositores que a acompanham desde criança”, escreve a jornalista e pianista Ana Cursino Guariglia na Reportagem de Capa.
Na seção Em Conversa, o jornalista Irineu Franco Perpetuo entrevista o compositor Flo Menezes, que, em início de julho, estreia a ópera Oposicantos no Theatro São Pedro de São Paulo. “É um grande ciclo ininterrupto de Situações (termo pelo qual caracterizo segmentos formais de diversas obras assentadas sobre a ação cênica), ou seja, em um único Ato, para vozes solistas, coro, dois pianos (sendo um Disklavier, sem pianista), vasta percussão (preponderantemente metálica; cinco percussionistas), orquestra e eletrônica (em tempo real e em tempo diferido, com difusão octofônica)”, diz o compositor.
Em Belo Horizonte, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta em junho a ópera A hora espanhola, de Ravel. “É uma obra divertidíssima, e quis contá-la com um toque mais moderno. Pensei no que fazemos para passar o tempo e nos distrair. Então os relógios se transformaram em televisões vintage. Brincamos também com o voyeurismo do espectador em ver os amantes aprisionados”, conta o diretor Ronaldo Zero à jornalista Amanda Queirós, na seção Palco.
No Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Municipal vai apresentar uma das grandes obras do século XX, o Réquiem de guerra, de Benjamin Britten. “O compositor teve plena liberdade e escolheu fazer uma missa de réquiem alternada com textos do poeta Wilfred Owen, que morreu durante a Primeira Guerra Mundial. Britten era um humanista, um pacifista, e era muito importante para ele transmitir sua filosofia de vida e de esperança”, diz o maestro Roberto Minczuk, que rege os concertos, a Irineu Franco Perpetuo.
O Quarteto Jerusalém faz no Teatro Cultura Artística a integral dos quartetos de cordas de Shostakovich. “Escritos ao longo de quase quarenta anos, as peças são testemunhos do ato de criação como busca de liberdade individual”, escreve João Luiz Sampaio na seção Repertório.
Na seção Fermata, o jovem pianista brasileiro Estefan Iatcekiw, que se apresenta em junho com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, fala a Luciana Medeiros sobre o momento atual de sua carreira. “Meu maior prazer é encarar a responsabilidade de tocar as pessoas pela música”, diz.
Na nova edição, você conhece também a temporada da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul que, após Turandot, de Puccini, apresentada no final de março, terá ainda outras cinco óperas.
A Revista CONCERTO de junho traz também as principais notícias do mundo musical e os artigos dos colunistas Júlio Medaglia (sobre a bailarina e coreógrafa Maria Olenewa), Camila Fresca (sobre a violinista Elisa Fukuda), João Marcos Coelho (sobre Erik Satie) e Jorge Coli (sobre o Barroco).
Na nova edição, você também encontra o Roteiro Musical ilustrado com a programação clássica das principais cidades do país, bem como os principais lançamentos de CDs do mês.
A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.