Prepare-se: os destaques da semana

por Redação CONCERTO 03/12/2019

O harpista Xavier de Maistre e o maestro Carlos Miguel Prieto com a Osesp; a Orquestra Jovem do Estado interpretando a Sinfonia nº 7 de Mahler; a estreia em São Paulo da ópera filme Liquid voices, de Jocy de Oliveira; Vadim Gluzman como solista da Filarmônica de Minas Gerais; e uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas às vítimas de atentado na Catedral de Campinas, em 2018: confira os destaques da programação da semana selecionados pela equipe da Revista CONCERTO.

Harpa solista
O maestro Carlos Miguel Prieto, diretor artístico da Orquestra Jovem das Américas, rege a Osesp nos concertos desta semana, nos dias 5, 6 e 7. O programa começa com o Ponteio, de Claudio Santoro, e o Concerto para harpa de Alberto Ginastera, com solos do harpista francês Xavier de Maistre. E, para encerrar, a Sinfonia nº 11, O ano de 1905, obra que reabilitou Shostakovich ao olhar do regime soviético nos anos 1950.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Mahler em noite de premiação
A Orquestra Jovem do Estado encerra no domingo, dia 8, na Sala São Paulo, sua temporada, ao longo da qual comemorou seus 40 anos de atividades. O programa é especial, com a Sinfonia nº 7, uma das mais notáveis criações de Gustav Mahler. Mas não apenas por isso: antes da apresentação, acontece a premiação dos vencedores do 8º Prêmio Ernani de Almeida Machado, dedicado a músicos do grupo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Ópera em forma de filme
A compositora Jocy de Oliveira participa esta semana da estreia em São Paulo de seu filme Liquid voices – a história de Mathilda Segalescu. Será na quinta-feira, dia 5, no Cinesesc. Trata-se de uma ópera pensada para o cinema, a partir da história real do navio Struma, que foi bombardeado durante a Segunda Guerra. O filme já foi premiado em festivais europeus e tem a soprano Gabriela Geluda e o tenor Luciano Botelho no elenco.
Veja mais detalhes no site do Cinesesc

Estrela do violino
Em Belo Horizonte, a Filarmônica de Minas Gerais recebe esta semana o violinista Vadim Gluzman como solista convidado. Estrela internacional e um dos grandes nomes da geração atual do instrumento, ele vai interpretar o Concerto nº 2 de Shostakovich. A regência é do maestro titular e diretor artístico Fabio Mechetti, que comanda o grupo também em obras de Chabrier e Tchaikovsky.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

In memoriam
Em dezembro de 2018, um homem entrou armado na catedral de Campinas e matou quatro pessoas. Um ano depois, no dia 6, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas presta uma homenagem às vítimas com um concerto no qual vai interpretar o Réquiem, de Mozart, com regência de Victor Hugo Toro e Luisa Francesconi, Gabriella Pace, Giovanni Tristacci e Felipe Oliveira como solistas.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O harpista Xavier de Maistre [Divulgação]
O harpista Xavier de Maistre [Divulgação]

 

Curtir