A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo faz neste sábado, dia 7, seu já tradicional concerto ao ar livre no Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga, celebrando o aniversário da independência do Brasil, ao lado do CoralUSP. A regência é de Roberto Tibiriçá e os grupos interpretam peças célebres de Guarnieri, Villa-Lobos, Carlos Gomes e Verdi.
O grupo também faz este mês concerto na Sala São Paulo, no dia 28, com a maestrina Ligia Amadio, que já dirigiu a orquestra e hoje está à frente da Filarmônica de Montevidéu, no Uruguai. O programa gira em torno de autores do século XX que, em diferentes países, trabalharam – direta ou indiretamente – com a herança popular ao criar suas obras.
O concerto começa com Stravinsky (Ragtime for 11 instruments). Em seguida, dois americanos: Aaron Copland e Leonard Bernstein, com a suíte Appalachian spring e três episódios de dança de On the town, respectivamente.
A segunda parte terá música brasileira. Primeiro, a Sinfonia nº 2 “Pernambucana”, de Guerra-Peixe, escrita em 1955 em São Paulo, quando estudava com Rossini Tavares de Lima. Em seguida, o pianista Hércules Gomes, um dos nomes mais interessantes do piano brasileiro da atualidade, que tem se especializado no repertório que trafega entre o erudito e o popular, se junta ao contrabaixista Danilo Penteado e ao baterista Lucas Casacio para interpretar o Concerto carioca nº 2, de Radamés Gnattali.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Notícias Ópera ‘Prism’, de Ellen Reid, estreia no Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Ciclo de debates discute espaço para as mulheres nas artes
Crítica Guarulhos faz boa encenação de ‘Vanessa’, de Barber, por Nelson Rubens Kunze
![Concerto realizado pela Osusp no Parque da Independência em 2018 [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/osusp_parque.jpg)