Vida e obra de Shostakovich são destaques da edição de julho da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 27/06/2025

Edição em breve estará na casa dos assinantes; edição digital já está disponível

A vida e a obra do compositor russo Dmitri Shostakovich é o destaque da edição de julho da Revista CONCERTO. Nos 50 anos da morte do autor, diferentes orquestras têm programado suas obras – em julho, por exemplo, o maestro Vasily Petrenko rege a Osesp nas sinfonias nº 4 e nº 14. Irineu Franco Perpetuo conversou com Petrenko e outros artistas para relembrar a trajetória de Shostakovich e sua importância na história da música.

“Em Shostakovich, além do elemento autobiográfico, suas obras encenam um drama coletivo. O musicólogo norte-americano Richard Taruskin chamou a música de Shostakovich de ‘diário secreto da nação’, refletindo não apenas as vicissitudes pessoais do compositor e sua relação difícil com as pressões oficiais, como os sofrimentos de seus compatriotas e a escala épica das glórias e tragédias vividas por seu país”, escreve Perpetuo.

Na seção Em Conversa, Amanda Queirós fala com o diretor cênico André Heller-Lopes sobre a produção que dirige em julho, no Theatro Municipal de São Paulo, unindo As fadas, de Puccini, e Dia de paz, de Strauss. “A grande diversão de um diretor é mostrar várias maneiras de ler um libreto, encontrar subtextos e redescobrir momentos. Esqueci toda a coisa campestre e me inspirei na estética do filme Metrópolis, de Fritz Lang, que fala da modernização, da mecânica e da desumanização das pessoas”, adianta o encenador. 

Em julho, o Quarteto Kronos vem a São Paulo para participar da temporada da Tucca. O grupo é conhecido pela atenção que dá ao repertório contemporâneo e pelo diálogo com questões do mundo atual. Sobre isso, o violinista David Harrington conversou com Ana Cursino Guariglia.

Em 2025, duas efemérides giram em torno do nome de Georges Bizet: seus 150 anos de morte e os 150 anos da estreia de Carmen. Em julho, a ópera será encenada pelo coletivo Ubuntu em Tatuí e no Festival de Inverno de Campos do Jordão; e outra obra do compositor, Os pescadores de pérolas, ganha montagem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sobre elas, e sobre o legado de Bizet para o universo lírico, João Luiz Sampaio escreve na seção Repertório.

Em Fermata, Luciana Medeiros conversa com a pianista brasileira radicada na Europa Clelia Iruzun. Ela lança em julho disco com obras para piano de Lorenzo Fernandez pela série Música do Brasil, do selo Naxos. E relembra história da sua relação com essa música: aos 7 anos, por exemplo, 
ganhou o primeiro concurso que fez, no Conservatório fundado por Fernández no Rio. “A peça de confronto era Fogueiras de São João, de Fernández. Eu risquei o ‘muito fácil’ impresso na partitura e escrevi: difissílima”, conta, rindo da lembrança.

A Revista CONCERTO de julho traz também as principais notícias do mundo musical e os artigos dos colunistas Júlio Medaglia (sobre o tenor Aldo Baldin, tema de documentário que estreia no final de julho), Camila Fresca (sobre a 18ª edição da Conferência Internacional sobre Percepção e Cognição Musical, que acontece em São Paulo), João Marcos Coelho (sobre Marielle, nova ópera de Jorge Antunes) e Jorge Coli (sobre encenadores que se pretendem originais e inovadores, “mas não percebem que caem num marasmo repetitivo, convencional e estéril”). 

Na nova edição, você também encontra o Roteiro Musical ilustrado com a programação clássica das principais cidades do país, incluindo uma seção especial dedicada aos festivais de inverno. Não perca, ainda, a seleção dos principais lançamentos de CDs do mês.

A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Revista CONCERTO julho de 2025

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.