Mário Zaccaro não é mais diretor do Coro Lírico Municipal

por Redação CONCERTO 01/03/2024

O maestro Mário Zaccaro não é mais o diretor do Coro Lírico Municipal, corpo estável do Theatro Municipal de São Paulo. A Sustenidos, organização social responsável pela gestão do teatro, informou que foi encerrada a colaboração com o maestro, “com o profundo respeito e reconhecimento a sua trajetória profissional e ao trabalho que realizou desde 1994 à frente do Coro Lírico”.

Segundo a Sustenidos, Zaccaro será homenageado durante a temporada da ópera Carmen, de Bizet, prevista para maio, e será convidado a reger um programa em 2024. A entidade informou que um processo de seleção será instituído para a escolha de um novo nome. Até lá, a direção artística será da maestra Érika Hindrikson

Zaccaro assumiu o posto de regente titular do Coro Lírico em 1994. Nove anos mais tarde, foi demitido da direção do grupo com a chegada do maestro John Neschling à direção artística do Theatro Municipal (2013-2016). Em 2017, foi convidado pelo então diretor artístico Cleber Papa a reassumir o posto. 

Leia a íntegra da nota enviada pela Sustenidos à CONCERTO:

“Desde o início da gestão da Sustenidos no Theatro Municipal houve um esforço conjunto de alinhamento entre as lideranças da organização e dos Corpos Artísticos da casa, trazendo algumas inovações e inúmeros resultados positivos. Durante este processo, entendemos que é chegado o momento de promover uma renovação na direção do Coro Lírico, grupo que é de fundamental importância não somente para este teatro como também para a cena artística do Brasil. 

Neste sentido, informamos que no dia de hoje encerramos a nossa colaboração com o Maestro Mario Zaccaro, com profundo respeito e reconhecimento a sua trajetória profissional e ao trabalho que realizou desde 1994 à frente do Coro Lírico.

O maestro será homenageado durante a temporada da ópera Carmen, e será convidado a reger um programa especial em 2024.
Em breve entraremos em contato com os(as) integrantes do Lírico para conversar a respeito do processo de escolha da nova liderança. Nesse ínterim, a função de direção artística será exercida pela maestra Érica Hindrikson.”

Leia também
Notícias 
Giacomo Puccini é destaque da edição de março da Revista CONCERTO
Notícias Ricardo Bologna é o novo diretor da Orquestra de Câmara da USP
Notícias Biografia revela vida e obra de Amélia Brandão, a Tia Amélia, por Luciana Medeiros
Notícias Criado por Iberê Carvalho, Ubuntu Ensemble ocupa palcos importantes, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião Luigi Nono: um centenário que não poderia ter sido esquecido, por João Marcos Coelho
Opinião Concurso Compositoras Latino-Americanas da Osesp: nem tudo foi tão bom quanto as obras apresentadas, por Nelson Rubens Kunze

Mario Zaccaro [Reprodução/YouTube]
Mario Zaccaro [Reprodução/YouTube]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.