A Orquestra Sinfônica da Bahia promove, nos dias 24 e 25, o 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas – Música de Concerto em Movimento, no Teatro do Goethe-Institut, em Salvador. As inscrições são gratuitas. O objetivo é “criar um espaço de diálogo e intercâmbio entre profissionais e instituições do setor, fortalecendo a música de concerto na Bahia e ampliando o acesso do público a esse universo”.
A mesa de abertura terá a participação de Alessandra Serra, diretora executiva da OSBA e superintendente executiva da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA); de Moacyr Gramacho e Rose Lima, diretor geral e diretora artística do TCA; Sara Prado, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia; e Bruno Monteiro, secretário de Cultura do Estado da Bahia.
Ainda no dia 24, a segunda mesa terá como tema “Do palco à praça: produzindo pontes entre orquestra e território”. O debate será mediado por Thaís Calmon, produtora cultural e assistente institucional da OSBA, e contará com Raquel Rosa, coordenadora de operações e eventos da Sala São Paulo; Marina Carrera, coordenadora de produção da OSBA; e Rodrigo Viana, controller da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.
No dia 25, a primeira mesa fala sobre gestão de orquestras sinfônicas, com Thiago Reis, diretor geral da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Raquel Amado, chefe administrativa da Orquestra Sinfônica de Sergipe; Ana Flávia Cabral, vice-presidente executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira; e Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Osesp e conselheiro administrativo da ABRAOSC.
Fechando a programação de debates, acontece a mesa “Novos caminhos para a música de concerto”, com Lucas Robatto, chefe do naipe de flautas da OSBA e professor da EMUS/UFBA; Paulo Costa Lima, docente da Universidade Federal da Bahia, pesquisador do CNPq e membro da Academia Brasileira de Música; Nathalia Costa, gerente de produção e programação artística do Complexo Theatro Municipal de São Paulo; e Carlos Prazeres, maestro e curador artístico da Osba.
As atividades se encerram, no dia 26, com um concerto da OSBA na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em homenagem a Gal Costa, no dia em que se celebram os 80 anos de nascimento da artista baiana.
![O maestro Carlos Prazeres durante concerto com a OSBA [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-osba_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.