Retrospectiva 2020: João Guilherme Ripper

por Redação CONCERTO 28/12/2020

João Guilherme Ripper, compositor e diretor da Sala Cecília Meireles

“O ano de 2020 foi atípico e desafiador para músicos e gestores de teatros e salas de concerto em todo o mundo. A Sala Cecília Meireles, frente à realidade da pandemia, fechou suas portas em março, após um promissor início de temporada. A interrupção das atividades em todo o país teve como efeito positivo a busca de soluções conjuntas, o que levou à criação do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. Um grupo de trabalho ficou responsável pela elaboração de protocolos de segurança sanitária que foram importantes para retomada parcial da temporada da Sala Cecília Meireles e de outros teatros. Graças ao apoio da Funarj e ao patrocínio da Petrobras, criamos em agosto a série #SalaDigital com concertos transmitidos através do canal de Youtube. Paralelamente, lançamos a série “Conversa na Sala”, convidando artistas e outros profissionais que orbitam o mundo da música para falar sobre temas ligados à programação. O Ano Beethoven foi celebrado com a integral das sonatas para violino e piano e a integral das sonatas para piano, interpretadas exclusivamente por brasileiros, mais os seis últimos quartetos de cordas. O Festival Bach trouxe a integral dos Concertos de Brandemburgo com a Orquestra Johann Sebastian Rio e solistas convidados. Outros concertos da série #SalaDigital incluíram a participação de músicos da Petrobras Sinfônica e a Orquestra Bachiana Brasileira na apresentação da Canção da terra de Mahler. Minha ópera Cartas portuguesas, encomenda da Osesp e Orquestra Gulbenkian para o projeto SP-LX Nova Música, chegou ao palco em agosto com direção cênica de Jorge Takla. A obra estreou na Sala São Paulo, com Camila Titinger no papel de Mariana Alcoforado, acompanhada pela Osesp e dirigida por Roberto Tibiriçá. Em novembro, Carla Caramujo foi a solista em Lisboa, com a Orquestra Gulbenkian dirigida por Hannu Lintu.”

[Clique aqui para ler outros depoimentos da Retrospectiva 2020 da Revista CONCERTO.]

[Divulgação / Ana Branco]
[Divulgação / Ana Branco]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.