Erika Ribeiro lança álbum com transcrições de obras de Stravinsky

por Redação CONCERTO 19/07/2021

A pianista Erika Ribeiro lançou no dia 15 uma das faixas de seu primeiro disco solo, dedicado a transcrições para piano de obras de Igor Stravinsky e Hermeto Pascoal e à compositora russa Sofia Gubaidulina.

Canção da Seita, disponível nas plataformas de streaming, é uma das Quatro canções russas de Stravinsky, transcritas e gravadas pela pianista, ao lado das Três poesias da lírica japonesa e de Epitáfio

De Hermeto Pascoal, ela gravou sua transcrição para Série de arco e, de Gubaidulina, Os brinquedos musicais. O disco completo, gravado para o selo Rocinante, chegará ao streaming no final de julho; a edição física será lançada em LP.

 

“Eu já há algum tempo alimentava a ideia de fazer um disco todo de transcrições de peças não escritas para pião. Então o Silvio Fraga, diretor artístico do selo, sugeriu o nome do Stravinsky. E o trabalho começou a ganhar forma”, ela conta.

“Também queria muito incluir um compositor brasileiro e uma compositora. Pensei, então, no Hermeto. E, para o lado B, pareceu interessante a ideia de ter Os brinquedos musicais, em que a Gubaidulina descreve instrumentos e animais por meio do piano.”

Erika lançou em 2018, ao lado da violinista Francesca Anderegg, o disco Images of Brazil, para o selo Naxos, com obras de Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri, Léa Freire, Villa-Lobos, Ernani Aguiar, Villani-Côrtes e Radamés Gnattali. 

“O trabalho de gravar um disco como esse é muito diferente. As obras do Stravinsky são originalmente para formação camerística e, quando você faz transcrições, precisa fazer escolhas. Então há uma preparação bastante diferente. E estar no estúdio é uma experiência maravilhosa, é um processo realmente transformador”, diz.

Leia também
Notícias
Prepare-se: oito concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Memória Graham Vick (1953-2021): crença absoluta na ópera
Notícias Festival de Campos do Jordão: dez concertos para ver ou rever
Notícias Metropolitan Opera encerra transmissões diárias de espetáculos
Notícias Theatro São Pedro exibe dobradinha de óperas russas

Erika Ribeiro [Divulgação/ João Atala]
Erika Ribeiro [Divulgação/ João Atala]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Gostaria de saber como submeter um álbum para crítica. Tentei obter essa informação através do Facebook da revista mas não obtive resposta.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.