Theatro São Pedro exibe dobradinha de óperas russas na internet 

por Redação CONCERTO 18/07/2021

O Theatro São Pedro apresenta ao longo dessa semana a dobradinha de óperas formada por Renard, de Stravinsky, e Mozart e Salieri, de Rimsky-Korsakov.

O espetáculo foi apresentado no final de junho, precedido de um prólogo imaginado pelo diretor William Pereira e batizado de Protocolo de Segurança para Coro e Tenor.

As apresentações contaram com a presença do público e o teatro, desta vez, optou por registrar os espetáculos e transmiti-los posteriormente em vez de exibi-los ao vivo.

A exibição será realizada em dois dias. A primeira ópera a ser mostrada será Renard, na quarta-feira, dia 21, no canal do Theatro São Pedro no YouTube. A apresentação de Mozart e Salieri está programada para a próxima semana.

Renard, inspirada no folclore russo, narra a história de uma raposa que engana o galo, o gato e a cabra. Já Mozart e Salieri, baseada em peça de Alexander Pushkin, trata do sentimento de inveja de Antonio Salieri com relação a Mozart.

Renard é uma ópera, mas também um balé, foi escrito para a companhia de Sergei Diaghilev. Por isso, convidei o coreógrafo Anselmo Zola e bailarinos da Studio 3 Companhia de Dança para interpretar a ação”, explicou William Pereira na época da estreia. 

“Já Mozart e Salieri é quase como um oratório. A ação dramática em si é muito pequena e se resume, de certa forma, ao Salieri. Mozart aparece mais com sua música, com as citações que Rimsky-Korsakov faz de suas partituras. Não fez sentido para mim buscar um olhar realista. Eu imaginei dois cantores que chegam ao teatro com suas roupas cotidianas. Um deles recebe uma casaca, outro uma peruca, e pronto.”

Leia também
Notícias
Prepare-se: oito concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Entrevista Erika Ribeiro lança álbum com transcrições de obras de Stravinsky
Memória Graham Vick (1953-2021): crença absoluta na ópera
Notícias Festival de Campos do Jordão: dez concertos para ver ou rever
Notícias Metropolitan Opera encerra transmissões diárias de espetáculos
 

Cena de 'Renard', de Stravinsky [Divulgação/Heloisa Bortz]
Cena de 'Renard', de Stravinsky [Divulgação/Heloisa Bortz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.