Graham Vick (1953-2021): crença absoluta no poder da ópera

por João Luiz Sampaio 19/07/2021

O espetáculo acontecia em uma enorme tenda. Fidelio, de Beethoven. Durante o primeiro ato, o público era acossado por policiais. No início do segundo, as pessoas eram obrigadas a cobrir a cabeça com um saco preto, para que nada pudessem ver enquanto ouviam a ária de Florestan. No coro e entre os figurantes, mais de duzentos voluntários.

Otelo. A ópera de Verdi. Uma fábrica abandonada. O público descalço, pés no chão. O coro comunitário se juntando a voluntários nas cenas em que se faz presenta a multidão. Para a plateia, é dada a chance de se juntar a eles e assumir diferentes papeis.

As duas produções foram encenadas pela Birmingham Opera, na Inglaterra, e traduzem bem a crença de seu criador, o diretor teatral Graham Vick. “Eu acredito profundamente que a ópera é a forma de arte mais expressiva. Mas se perde no conceito das casas de ópera, das companhias de óperas, no glamour. É vendida da forma errada. Ela se reduz às estrelas. Mas não se trata disso, mas, sim, das histórias sendo cantadas”, disse certa vez. “O que nosso trabalho tenta fazer não é apenas envolver e excitar o público. É tentar levar adiante, experimentar e empurrar os limites da própria forma de arte. Ou de como podemos interpretá-la, explorá-la e nos empolgar com ela.”

Vick morreu no último sábado, dia 17, aos 67 anos, vítima de complicações da Covid-19. Foi um inovador, capaz de levar a ópera aos limites pela consciência que tinha da necessidade de se repensar suas tradições e amarras – e por acreditar na força do gênero acima de tudo.

 

Nascido em Birkenhead, na Ingletarra, Vick estudo no Royal Northern College of Music, em Manchester. Em 1987, criou a Birmingham Opera Company. Foi diretor de produções em Glyndebourne e esteve à frente da Scottish Opera. Como diretor convidado, atuou nos principais teatros de ópera do mundo.

Seus trabalhos incluíam Tristão e Isolda, de Wagner, na Deutsche Oper de Berlim; A cidade morta, de Korngold, e Otelo, de Verdi, no Scala de Milão; O caso Makropoulos, de Janácek, no Teatro Mariinsky de São Petersburgo; Manon Lescaut, de Puccini, na Arena de Verona; Falstaff, de Verdi, no Covent Garden de Londres e no Metropolitan de Nova York. É apenas uma pequena lista de produções marcantes, muitas delas lançadas em vídeo e DVD, à qual podem se somar títulos como La Rondine, de Puccini (com a participação do tenor brasileiro Fernando Portari), e uma histórica versão da Lulu, de Alban Berg, no Festival de Glyndebourne.

 

Em entrevistas, reforçava a crença de que era preciso quebrar barreiras na relação entre o público e a ópera. Trabalho que guiava o que fazia em Birmingham, como contou em um artigo escrito em 2016 para o jornal britânico The Guardian:

“Para termos certeza de que a ópera é para todos, em Birmingham saímos pela cidade para procurar nossa plateia, encontramos as pessoas em seus territórios. Convidamos moradores para participar de nosso trabalho e nos ajudar a encontrar o público – um público que também participa, engajados naquilo que hoje se chama de teatro imersivo. Queremos falar com todas as pessoas de uma cidade etnicamente diversa e agir positivamente para contratar solistas profissionais etnicamente diversos.”

“Mas talvez a parte mais radical da visão tenha sido a remoção da barreira da educação convencional e dos projetos educativos, colocando a responsabilidade de encontrar, desenvolver e educar nosso público inteiramente no próprio trabalho que estamos desenvolvendo. Você não precisa ser educado para se emocionar, comover e excitar com a ópera. Você só precisa experimentá-la diretamente, em primeira mão, sem nada a atrapalhar. Somos nós que fazemos o trabalho cuja responsabilidade é remover as barreiras e fazer as conexões que irão liberar o poder da ópera para todos.”

Leia também
Notícias
Prepare-se: oito concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Entrevista Erika Ribeiro lança álbum com transcrições de obras de Stravinsky
Notícias Festival de Campos do Jordão: dez concertos para ver ou rever
Notícias Metropolitan Opera encerra transmissões diárias de espetáculos
Notícias Theatro São Pedro exibe dobradinha de óperas russas

Cena de 'Lady Macbeth', de Shostakovich, produção da Birmingham Opera Company [Divulgação/Site Birmingham Opera Company]
Cena de 'Lady Macbeth', de Shostakovich, produção da Birmingham Opera Company [Divulgação/Site Birmingham Opera Company]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.