As partituras estavam em um saco de lixo. Vários papeis, abandonados nas proximidades do Instituto Nacional de Musicologia Carlos Vega, em Buenos Aires. Alguém os levou para dentro. E lá o saco ficou encostado em um canto.
Com o tempo, a musicóloga Silvina Mancilla o abriu e limpou e organizou o material. Mas o valor daquele pacote de partituras para a música brasileira só seria conhecido mais tarde, mais precisamente em 2012. Foi quando o violonista Fernando Araújo esteve na instituição. E se deu conta de que se tratavam de peças para violão até então desconhecidas do compositor Francisco Mignone.
As obras haviam sido escritas para o Duo Pomponio-Zárate, formado pelos violonistas argentinos Graciela Pomponio e Jorge Martínez Zárate, nos anos 1960. Nunca haviam sido interpretadas no Brasil ou gravadas.
O material foi batizado de Manuscritos de Buenos Aires por Araújo, que desenvolveu doutorado a partir das partituras. Em matéria no jornal O Globo, em 2017, quando anunciou sua descoberta, ele as definiu como de “riqueza fantástica”.
E o público tem a chance a partir de agora de conhecer as obras com o lançamento do disco Francisco Mignone: Manuscritos de Buenos Aires e Canções para voz e violão, gravado por Araújo, pelo violonista Celso Faria e pela soprano Mônica Pedrosa.
O registro foi feito entre 2018 e 2019 e é lançado agora pelo Selo Sesc – ele chega à plataformas Sesc Digital na quarta-feira, dia 14.
De acordo com Araújo, nas peças que compõem os Manuscritos, Mignone revisita algumas de suas composições mais antigas para piano, “extensamente retrabalhadas, com novas seções e técnicas de variação”.
O repertório do disco é formado por Quatro peças brasileiras (Maroca, Maxixando, Nazareth e Toada); duas valsas brasileiras para dois violões; a Canção para dos violões; e o Lundu para dois violões, única peça entre os manuscritos que já havia sido catalogada.
O álbum traz ainda um ciclo de canções escritas por Mignone nos anos 1970 para o duo formado pela soprano Maria Lúcia Godoy e o violonista Sérgio Abreu.
Leia também
Notícias Prepare-se: quinze concertos e óperas para ver na internet
Notícias Gabriella Pace interpreta ciclo inspirado em casos de feminicídio
Notícias Associação Brasileira de Flautistas realiza festival com aulas e recitais
Notícias Neojiba cria programa de cursos abertos e gratuitos sobre música
Textos Pianeiros e pianistas: cultura viva, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

 
     
 
 
![Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação] Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-osesp_fischer_0_0_0.jpg?itok=aRWj1FY4) 
![Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador] Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-142_Rafael%20Salvador_CR5_0110.jpg?itok=9nSQSOaC) 
![A compositora Michelle Agnes [Divulgação] A compositora Michelle Agnes [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-michelle_agnes_0.jpg?itok=M7cpuaC8) 
![Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto] Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/yerma_Auditorio%20de%20Tenerife_Miguel%20Barreto.jpg?h=0003df9a&itok=kuN8DCx9) 
![O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com] O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-marco_padilha_carlos_bassan.jpg?itok=gHyhiHPH) 
![A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação] A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-Garanca_c_HolgerHage.jpg?itok=YgIYXBcG) 
![Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação] Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-FABIO_MARTINO_OSESP%20%281%29.jpg?itok=0HL92UQe) 
 
 
 
 
 
 
        
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Eu gostaria se possível ter…
Eu gostaria se possível ter o contato do Fernando Araújo.