Heinz Holliger abre com Coro da Osesp série de concertos na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 10/06/2022

O compositor, maestro e oboísta Heinz Holliger faz neste domingo o primeiro dos três programas que vai realizar com os grupos da Fundação Osesp.

Ele vai reger o Coro da Osesp em um programa dedicado ao compositor alemão Clytus Gottwald. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal da Osesp no YouTube.

“É um de meus amigos mais próximos, por quase metade da vida, e por isso estou muito orgulhoso de apresentar em São Paulo um programa de suas transcrições de música de Wagner, Ravel, Debussy, Messiaen, Mahler e Alban Berg”, contou Holliger a Irineu Franco Perpetuo em entrevista publicada na edição de junho da Revista CONCERTO [acesso exclusivo para assinantes].

“Gottwald escreveu mais de oitenta dessas transcrições para coro. É um repertório muito importante, porque em geral não se tem muita música a cappella do começo da modernidade. Na Europa, as transcrições de Gottwald são muito apresentadas, há diversas gravações. Ele é provavelmente ‘culpado pelo’ desenvolvimento de toda música moderna para coro. Tantas obras são dedicadas a ele – de Pierre Boulez, György Ligeti, Dieter Schnebel. Escrevi bastante música para ele, naturalmente.”

 

O programa, diz Holliger, dialoga com os concertos da semana que vem, em que estará à frente da Osesp.

“Por exemplo, com a orquestra vou reger a orquestração de música de Claude Debussy e foi por isso que escolhi para esse programa a capella também transcrições de Gottwald de obras do mesmo período”, disse. “Gosto de fazer esses programas que se conectam. Nunca é só juntar obras. Cada peça tem a ver com a seguinte e abre portas para outra, além de ensinar algo sobre a peça anterior.”

O programa terá ainda orquestração do próprio Holliger dos Três poemas de Mallarmé, de Debussy, e uma obra sua, Hakumei, dedicada à memória de Toru Takemitsu.

As apresentações terão como solista a soprano Juliane Banse, que estará com Holliger também em recital ao lado do Quarteto Osesp.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Opinião 
Ataque à Lei Rouanet ameaça atividades culturais, por Nelson Rubens Kunze
Notícias Maestro Gil Jardim é o novo diretor da Orquestra Sinfônica da USP
Entrevista “Quando leio sobre feminicídio, penso: mais uma Carmen que se foi”, diz Luciana Bueno
Notícias Rio de Janeiro ganha uma nova orquestra, a Rio Villarmônica
Crítica Na “Aida” do Theatro Municipal de São Paulo, tempos de guerra, por João Luiz Sampaio
Opinião ‘Café’ e a atualidade da ópera em São Paulo, por Camila Fresca

Heinz Holliger durante ensaio com o Coro da Osesp na Sala São Paulo [Reprodução/FacebookOsesp]
Heinz Holliger durante ensaio com o Coro da Osesp na Sala São Paulo [Reprodução/FacebookOsesp]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.