Prêmio CONCERTO 2020: conheça os escolhidos pela crítica

por Redação CONCERTO 30/12/2020

O Instituto Baccarelli, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica de Santo André e a Sala Cecília Meireles foram os vencedores, na votação do júri, do Grande Prêmio CONCERTO 2020 – Reinvenção na Pandemia. 

Na categoria Jovem Talento, venceu o sopranista Bruno de Sá e, entre os lançamentos de CD, DVD e Livros, o álbum Jardim Noturno, de Paulo Szot e Nahim Marun.

O Prêmio CONCERTO 2020 teve formato diferente por conta da pandemia do coronavírus. Em vez de contemplar as categorias de melhor ópera, melhor concerto sinfônico e melhor apresentação de câmara, foram conferidos quatro Grandes Prêmios “Reinvenção na pandemia” para iniciativas que lograram desenvolver projetos criativos e inovadores, sensíveis ao momento, com excelência artística e compromisso público. 

Oito atuantes jornalistas e críticos musicais do país – Andrei Reina, Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, Luciana Medeiros, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina – formaram o júri. Cada jurado fez as suas sugestões para as diversas categorias, o que resultou na lista de indicados. Na reunião do júri, realizada remotamente no dia 2 de dezembro, foram definidos os finalistas. Em seguida houve a votação, secreta, da qual saíram os vencedores.

O prêmio também contou com a votação do público, que reuniu mais de onze mil pessoas (veja aqui os resultados). Leia na edição de janeiro e fevereiro da Revista CONCERTO a cobertura completa sobre o Prêmio CONCERTO.  

Observações importantes

Seguindo o regulamento do prêmio, os CDs da coleção Brasil em concerto do Selo Naxos (Almeida Prado/Filarmônica de MG e Camargo Guarnieri/Osesp) não entraram na votação do Prêmio CONCERTO em razão da Clássicos Editorial, que edita a Revista CONCERTO, ser representante da Naxos no Brasil. A Temporada de ópera on-line do Palácio das Artes, por sua vez, não entrou na votação da crítica do Prêmio CONCERTO uma vez que teve como curadores os jurados João Luiz Sampaio (na mostra de cinema Diálogos) e Nelson Rubens Kunze (no seminário #ÓperaHoje). E a jurada Camila Fresca, que participou diretamente da produção do CD Jardim noturno (Selo Sesc), não participou da seleção de finalistas e da votação do Prêmio CONCERTO na categoria CD / DVD / Livro.

Leia mais
Notícias
Prêmio CONCERTO e Retrospectiva são destaques da nova edição da Revista CONCERTO
Prêmio CONCERTO 2020 Os escolhidos na votação do público
Notícias Governo de Goiás diz que vai recontratar músicos da filarmônica
Opinião Um novo (e interessantíssimo) livro sobre Mozart, por João Marcos Coelho

Prêmio CONCERTO 2020
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.