A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo lança no dia 9 de dezembro o núcleo Escola de Ópera, que vai reunir estudantes e professores dos departamentos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Escola de Arte Dramática. O projeto conta ainda com a participação dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Audiovisual, que cuidarão de toda a comunicação do núcleo.
A proposta é permitir que estudantes aprendam a fazer ópera em todas as suas dimensões — canto, interpretação, direção, cenografia, figurino, iluminação, produção, técnicas de palco, registro audiovisual, entre outras. “Ao reunir em um único percurso formativo os aspectos musicais, a produção, a cenografia, a dimensão técnica e a reflexão teórica, o projeto oferece aos estudantes uma vivência mais próxima da dinâmica profissional - algo indispensável em um mercado cada vez mais exigente e multidisciplinar”, explica Alexandre Ficarelli, chefe do CMU e idealizador da proposta
“A Escola de Ópera é um projeto que expressa de forma exemplar a potência da formação interdisciplinar da ECA. Ele nasce das artes, envolve também as áreas de comunicação e mobiliza diferentes saberes em um mesmo processo criativo”, explica Clotilde Perez, diretora da ECA. Para Flavia Albano, professora de canto lírico do CMU, o projeto oferece aos alunos a possibilidade de “vivenciar a ópera como um processo completo, do estudo à realização”.
Ao todo, 55 bolsas para estudantes da ECA foram distribuídas nas áreas: direção cênica, canto, piano, regência assistente, iluminação, cenografia, figurino, indumentária, direção de palco, contrarregragem, atores, atrizes, performers, produção, cenografia digital, registro fotográfico, design, publicidade, relações públicas, jornalismo e audiovisual.
Ao final do projeto, será apresentada a montagem de uma ópera completa: o título escolhido foi Dido e Enéas, de Purcell, que tem estreia prevista para junho de 2026, com a participação da Ocam - Orquestra de Câmara da ECA-USP.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.