Victor Hugo Toro deixa a direção da Sinfônica Municipal de Campinas

por Redação CONCERTO 05/02/2021

O maestro Victor Hugo Toro, que há 10 anos é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, vai se desligar do grupo. O anúncio foi feito pela secretária da Cultura de Campinas, Sandra Ciocci, em uma coletiva de imprensa virtual realizada na tarde desta sexta-feira: “O cargo de regente é um cargo comissionado, portanto de livre atribuição do prefeito. Convidamos o maestro Victor Hugo Toro para permanecer no cargo, mas ele declinou”. Em seguida, disse que Toro aceitou colaborar durante o período de transição e que esse tempo será aproveitado para acertar alguns antigos problemas da orquestra, como o fato de ela até hoje não ter um regimento interno.

Em sua fala, Victor Hugo Toro afirmou: “Entrei em 2011 e sinto que é o momento de partir. Sou um dos maestros que ficou mais tempo à frente da Orquestra. São 10 anos e é um ciclo. Faz parte da lógica do relacionamento entre os maestros e as orquestras. Sairei daqui para novos projetos”. E completou: “Eu tenho muito orgulho de ter trabalhado com uma das orquestras mais importantes do Brasil, a maior do interior paulista e a orquestra do coração de todos os campineiros”.

Segundo o maestro, ele deseja colaborar para uma transição ordenada. “Será a primeira vez nos 90 anos da orquestra que a substituição do regente titular será feita com tranquilidade, sem brigas ou desentendimentos”, afirmou Toro.

A secretária Sandra Ciocci ainda disse que a escolha de um novo maestro será feita pelo prefeito, a partir de uma lista tríplice proposta pelos músicos. 

Leia mais
Colunistas Uma gravação histórica dos trios de Villa-Lobos
Notícias Sylvia Thereza realiza projeto para jovens pianistas
Notícias Companhias de ópera criam projetos em busca de modernização
Notícias Projeto Sinos abre espaço para jovens músicos de todo o Brasil

O maestro Victor Hugo Toro [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Espero que seja uma coisa boa para o maestro e para a orquestra, mas decisões de prefeitos no campo da música clássica, sempre são movidas a cortes de verba.
Sou de São Paulo mas acompanhei o seu trabalho à distância. Fui a Campinas assistir algumas apresentações e sempre admirei o seu empenho em executar compositores nacionais.
Para mim, fica a sensação de mais um prejuízo à classe musical.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.