Após 30 anos de pesquisas, Arquivo Bach de Leipzig reconhece duas obras de J.S. Bach

por Redação CONCERTO 20/11/2025

“Hoje podemos afirmar definitivamente que as cópias de 1705 foram feitas por Salomon Günther John, aluno de Bach”, comemorou o diretor do Arquivo Bach, Peter Wollny

O Arquivo Bach de Leipzig anunciou, em 17 de novembro passado, a autenticação de duas obras para órgão atribuídas agora a Johann Sebastian Bach: as Ciacconas em ré menor e em sol menor. As peças, que foram encontradas há 30 anos na Biblioteca Real da Bélgica, voltaram a ser executadas pela primeira vez agora, 320 anos depois, pelo organista Ton Koopman, durante um evento festivo transmitido ao vivo da igreja de São Tomás, em Leipzig (clique aqui para assistir), com a presença de autoridades alemãs e de personalidades da comunidade cultural internacional.

A confirmação da autoria de Bach encerra uma investigação que se estendeu por mais de três décadas. Desde que encontrou os manuscritos em Bruxelas, o musicólogo Peter Wollny – hoje diretor do Arquivo Bach – reunia indícios que sugeriam tratar-se de obras juvenis de Bach, escritas provavelmente no período em que o compositor trabalhava como organista em Arnstadt. O autógrafo das peças, contudo, não é de Bach. Então, para a atribuição inequívoca, era necessário determinar a identidade do copista. Esse passo decisivo só foi alcançado recentemente, no âmbito do Forschungsportal Bach, projeto de pesquisa da Academia de Ciências da Saxônia que está digitalizando e cruzando todas as fontes documentais relacionadas à família Bach.

A peça final do quebra-cabeça apareceu quando o pesquisador Bernd Koska encontrou, em um arquivo da Turíngia, uma carta escrita em 1729 por um organista até então desconhecido: Salomon Günther John. No documento, ele afirmava ter sido aluno de Bach em Arnstadt. A partir dessa pista, Wollny localizou outros documentos com amostras da caligrafia de John, confirmando que era ele o responsável pelas cópias datadas de cerca de 1705. “Busquei durante muito tempo a peça que faltava para atribuir essas composições”, afirmou Wollny. “Agora o quadro está completo.”

Com a autenticação, o catálogo Bach recebe duas novas entradas, BWV 1178 e BWV 1199. Conforme os musicólogos, as obras apresentam características estilísticas típicas do jovem Bach além de influências perceptíveis de Georg Böhm, mestre do compositor em Lüneburg, e semelhanças com outras obras iniciais do próprio Bach, como a cantata BWV 150.

As Ciacconas já foram publicadas pela editora Breitkopf & Härtel. As peças, na interpretação de Ton Koopman, estão no YouTube e podem ser assistidas abaixo.

Chaconne and Fugue in D minor BWV 1178 (1703)

Chaconne in G minor BWV 1179 (1703)

Johann Sebastian Bach (1685-175) (pintura de Elias Gottlob Haussmann, wikimedia commons)
Johann Sebastian Bach (1685-175) (pintura de Elias Gottlob Haussmann, wikimedia commons)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.